Deputada Linda Brasil enaltece tradições carnavalescas sergipanas e faz crítica ao tardio apoio ao Rasgadinho

Por Assessoria Parlamentar

Conhecido pela sua riqueza cultural, Sergipe também conta com um roteiro carnavalesco diversificado, sendo Neópolis, Estância, Pirambu, Barra dos Coqueiros e Aracaju alguns dos principais pólos da folia. Após brincar os carnavais dessas cidades, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) aproveitou a sessão plenária desta quinta-feira, 23, para celebrar as festividades nos municípios sergipanos e destacou a necessidades dos governos municipais e estadual de incentivarem os eventos de rua e as diversas manifestações populares comunitárias.

Em sua fala, Linda Brasil parabenizou os municípios pelas realizações dos festejos e aproveitou para defender o fortalecimento das tradições  “O carnaval é uma festa popular, democrática, é uma manifestação da cultura do nosso povo e deve ser preservado, incentivado, multiplicado para acontecer em mais municípios, não só como um evento com apelo turístico, mas como uma manifestação cultural com múltiplas dimensões: é música, é dança, é fantasia, mas também é território, identidade, resistência, ritual e transformação. Defendo a permanência e o incentivo do carnaval enquanto manifestação cultural e pública.  Porque o Carnaval é resistência, é manifestação, é cultura e identidade. E reforço que é importante que essas festas continuem sendo promovidas com responsabilidade e feitas para o povo, sem segregação”, defendeu Linda.

A parlamentar lamentou o apoio tardio ao Rasgadinho, que é realizado em Aracaju e considerado uma das festas mais plurais de Sergipe. “Lamento que o tradicional Rasgadinho só aconteça depois do Carnaval, porque a organização teve dificuldade para captar recursos. Em nota, organizadores explicaram que devido às dificuldades apresentadas frente à captação dos recursos, não foi possível realizar o evento dentro do período de carnaval. Uma pena! A Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe precisam acolher o Rasgadinho e respeitá-lo enquanto uma tradição, uma festa que faz parte da cultura da gente aracajuana e da gente sergipana”, cobrou Linda.

Na ocasião, Linda ainda lembrou que Sergipe foi destaque em pelo menos três escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Tivemos escolas homenageando Itabaiana por ser a Capital Nacional do Caminhão. Outra escola trouxe os Parafusos de Lagarto enquanto destaque. E a grande campeã dos desfiles do Rio de Janeiro, a Imperatriz Leopoldinense, trouxe a história do Lampião, famoso cangaceiro nordestino, que tem sua filha sergipana, que, inclusive, desfilou e nos deixou emocionadas por sua representatividade”, registrou.

Foto: Divulgação Ascom