Deputada Linda Brasil destaca as lutas dos servidores federais

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na manhã desta quarta-feira (04), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), prestou solidariedade aos servidores federais, os quais seguem na luta por melhores condições de trabalho e salário. A parlamentar destacou outros assuntos durante pronunciamento na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

“Hoje quero expressar minha solidariedade aos servidores e servidoras federais, que iniciaram em todos os estados, manifestações para que o governo federal fortaleça o serviço público, através de melhores condições de trabalho e salário. Bem como reivindicam planos de carreira para as categorias, como acontece aqui no estado de Sergipe. A mobilização do magistério, do Sintese, para que o governo retome ao plano de carreira. Já protocolei um requerimento nesta Casa, solicitando audiência pública para tratar do plano de carreira do magistério”, destacou a parlamentar.

Linda Brasil finalizou sua fala afirmando que a PEC da Reforma Administrativa, prejudica o serviço público. “Do dia 02 a 07 de outubro, teremos a jornada de luta dos servidores federais em defesa da recomposição salarial. Essa jornada nacional de lutas, visa também reforçar as ações pelo arquivamento definitivo da reforma administrativa, que é a PEC 32/2020, que provocou um desmonte na administração pública de todo o Brasil. Esse projeto precariza o serviço público e fragiliza o estado democrático de direito, prevendo que servidores e servidoras, possam perder a estabilidade”, disse a deputada.

40 anos do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe

Durante o Grande Expediente, Linda Brasil falou sobre a Sessão Especial dos 40 anos do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe, ocorrida ontem, terça-feira ,no plenário da Casa.

“Foi um momento muito importante, onde percebemos como a história desta categoria tem relação com o fortalecimento de nossa democracia, e também na garantia de nossos direitos humanos. Principalmente por saber que foram várias mulheres que acamparam essa luta aqui no estado de Sergipe. E que contribuiu para que princípios básicos de nossa Constituição sejam garantidos. Como a dignidade da pessoa humana, acesso a políticas públicas de assistência social. Quero agradecer a todos que estavam presentes, neste momento tão especial”, disse Linda.

A deputada completou: “quero trazer nesta tribuna uma preocupação, que é a falta de realização de concurso público para a categoria de assistentes sociais. Este mal infelizmente não atinge somente a categoria. Vamos fazer um esforço para que as reivindicações possam ser fortalecidas aqui na Assembleia Legislativa. Outra reflexão é a importância da presença desta categoria nas escolas, juntamente com os psicólogos e que possamos pensar nisto para além de um programa.”

Agroecologia

Linda Brasil discursou ainda sobre a festa da colheita no quilombo Rezina, município sergipano de Brejo Grande. “Na última sexta-feira (29), aconteceu no Quilombo Rezina, em Brejo Brejo Grande, a festa da colheita do arroz agroecológico do velho Chico. O povo quilombola de Rezina mostrou que apesar da salinização  na região, ainda da arroz do bom, ecológico, saudável, tratado e cultivado, sem nenhum veneno”, disse.

“Com o apoio do estado, e políticas públicas eficazes é possível que comunidades quilombolas como Rezina e várias outras produzam comida, gerem riqueza, sem degradar a natureza e aumentar a desigualdade social em Sergipe. Não menos importante, a realização da festa da colheita deixa evidente que é possível desenvolver políticas que combatam a fome no Estado, apostando na produção de alimentos, na agricultura familiar, nas roças quilombolas, espalhadas por Sergipe. Por fim gostaria de parabenizar a Caritas de Propriá, pelo apoio e parceria”, finalizou Linda Brasil.

Foto: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese