Deputada Linda Brasil defende ação assistencial em assentamento do MST

Durante pronunciamento na Sessão do Pequeno Expediente desta terça-feira (05), a deputada estadual Linda Brasil (Psol) chamou a atenção dos demais 23 parlamentares que compõem a 20ª Legislatura para a ausência de condições básicas para sobrevivência de sergipanos residentes no município de Capela, região Leste do estado. Conforme denunciado pela líder da bancada de oposição, produtores rurais – residentes em agrovilas erguidas pelo Movimento dos Sem Terra (MST) -, encontram de forma constante impasses para ter acesso ao fornecimento de água, ou se deparam com cenário de isolamento em períodos de chuvas intensas. Atualmente a região visitada pela deputada reúne 250 famílias.

“Estive pessoalmente com a nossa equipe visitando e conversando com as famílias integrantes do MST, que moram no assentamento José Emídio dos Santos, na cidade de Capela, e ficamos impactadas com a ausência de atenção do poder público. Em tempos de chuva, as agrovilas ficam ilhadas e para deixar o local é difícil, além de ter perda nas produções; não há estrutura adequada de escoamento da água, por exemplo. Existe ainda uma precariedade na oferta de água; um trabalho realizado por caminhões pipa, mas que há uma demora angustiante. Através da nossa mandata, estamos ofertando emenda parlamentar para construir poços artesianos”, anunciou Linda.

Sobre a perspectiva de as demais deputadas e deputados ampliarem as atenções para esta comunidade, a parlamentar entende que a união destas intervenções legislativas resulta em avanços unificados. “A nossa postura de atenção aos produtores rurais, juntamente com a atenção de todos que compõem esta Casa, tem como respostas em um futuro a curto e médio prazo, de acordo com os anseios da população. Espero que esses problemas enfrentados pelas 250 famílias do assentamento José Emídio dos Santos sejam logo solucionados”, completou. No segundo momento da Sessão, Linda Brasil utilizou a Tribuna de Honra para apresentar denúncias no Grande Expediente.

Justiça Eleitoral

O questionamento apresentado trata do pagamento no valor de 250 mil reais para a contratação do cantor Durval Lelys, responsável por para animar o bloco pós-carnavalesco ‘Enchendo e Derramando’, organizado pelo superintendente do Hospital de Neópolis e pré-candidato a prefeito no município, Alysson Tojal (União Brasil). Conforme destacado por Linda Brasil, paralelo ao valor investido com o artista baiano, durante o evento houve movimentação eleitoral e possíveis descumprimento das regras impostas pela Justiça Eleitoral. Na concepção da deputada o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) precisam estar atentos às supostas infrações.

“Um volume imenso de dinheiro público que poderia ser destinado para artistas sergipanos, e, além disso, ouvimos a seguinte frase: ‘se quiser ganhar [a eleição municipal deste ano] vai precisar vencer principalmente a máquina do Governo do Estado’. Estamos apresentando uma denúncia grave. O pré-candidato a prefeito deixou claro que o dinheiro público foi utilizado para interesses eleitorais. O Ministério Público e a Justiça Eleitoral precisam estar atentos aos fatos”, pontuou.

Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese