logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada Lidiane Lucena defende maior participação das mulheres na política em evento da OAB/SE

Mesa-redonda destacou a importância do empoderamento feminino durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Na última sexta-feira, 6, a deputada estadual Dra. Lidiane Lucena participou da mesa de diálogo “Busca pela Participação Equitativa das Mulheres na Política”, realizada no auditório da OAB Sergipe. O evento integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e foi promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE.

Compartilhando o espaço com a advogada Niully Campos, membro do PSOL e autora do livro “Justiça Restaurativa e Lei Maria da Penha: Desafios e Potencialidades”, e com a procuradora geral do município de Capela, dra Bruna Góes, a deputada Lidiane Lucena destacou os desafios enfrentados por mulheres que decidem ingressar na política e a importância de superar barreiras para ocupar espaços de decisão.

“A luta por mais equidade na política é um passo essencial para construirmos uma sociedade mais justa e inclusiva. Apesar das dificuldades, que ainda são muitas, acredito que a política é uma das principais ferramentas de transformação social que temos e que na mão das mulheres, quase sempre, é conduzida com um olhar mais sensível e comprometido com os que mais precisam”, afirmou a deputada.

Durante sua fala, a deputada ressaltou a sobrecarga física e mental que as mulheres carregam para que possam administrar da melhor forma suas carreiras, a maternidade e as demandas domésticas que, invariavelmente, recaem sobre a parcela feminina da população. Ela também apresentou algumas conquistas de sua trajetória parlamentar, a exemplo das leis sancionadas decorrentes dos seus projetos de Lei e que promovem direitos fundamentais para os sergipanos.

Dentre as 10 leis sancionadas em menos de dois anos de mandato, ela destacou a Lei nº 9.335/2024, que prevê a Proteção das Informações de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar e tem grande importância para a proteção das mulheres em Sergipe. Ela determina que as informações relativas à lotação de servidoras públicas em situação de violência doméstica sejam suprimidas dos Portais da Transparência do Estado, garantindo maior segurança às vítimas ao evitar que seus agressores tenham acesso a esses dados.

21 Dias de Ativismo – Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher são uma campanha internacional, promovida em mais de 160 países, que visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de combater a violência de gênero. No Brasil, o período tem início em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O evento da OAB/SE é um dos diversos momentos em que lideranças femininas se reuniram para debater e propor soluções para garantir mais espaço às mulheres em diferentes esferas da sociedade.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo