Por Assessoria Parlamentar
A deputada estadual e médica Dra Lidiane Lucena iniciou nesta terça-feira, 30, os atendimentos médicos para crianças e suas famílias no Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, em Luanda, Angola. A ação faz parte da Caravana da Saúde, um projeto que reúne diversos profissionais para atender gratuitamente crianças e famílias de comunidades vulneráveis dessa região.
A iniciativa conta com o apoio do Governo de Angola e hoje a deputada se reuniu com a Ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher de Angola, Ana Paula do Sacramento Neto. Durante o encontro, a ministra, que também já foi ministra da Juventude e Desportis e desenvolveu importantes projetos para pessoas com deficiência, destacou os desafios que o país enfrenta e agradeceu o trabalho dos voluntários
“Para mim foi uma honra ter sido recebida pela ministra, que é uma entusiasta de políticas públicas inclusivas. Na oportunidade, falei sobre os projetos de Lei voltados à inclusão que já apresentei na Alese, sobre a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Unale e sobre a importância da junção de esforços entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade civil “, explicou a deputada.
Também estiveram presentes na reunião a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher, Alcina Lopes Kindanda; o gestor de programas de Responsabilidade Social da Gemcorp Angola, um dos principais apoiadores da Caravana, Roque de Oliveira
e a fundadora do Centro de Desenvolvimento Infantil Kuzola Mona, Indihara Horta e idealizadora da Plataforma de Responsabilidade Social Capacitar para Cuidar em África.
Atendimentos – Além dos atendimentos médicos, a deputada Lidiane Lucena realizará uma palestra no WORKSHOP MINSA – Capacitação para Cuidadores Informais de Famílias com Crianças Autistas em Luanda. Na palestra ela abordará os projetos de lei de sua autoria voltados para a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, bem como falará sobre suas experiências como mãe de uma criança neuroatípica.
Sobre a Caravana – A Caravana da Saúde conta com a participação de 30 brasileiros, escolhidos por sua expertise na área dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. O objetivo é, além de realizar atendimentos médicos, oferecer capacitação a pais e profissionais e ampliar o acesso à terapia baseada em evidências para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Por Sergipe, participa também a psicopedagoga Maria Rivânia Barreto, que possui vasto conhecimento sobre crianças neurodivergentes.
Foto- Ascom Parlamentar