logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada Dra Lidiane Lucena participa de reunião da Comissão de Saúde da Unale

Por Assessoria Parlamentar

 

Nesta segunda, 27, a deputada estadual Dra Lidiane Lucena participou na sede da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Brasília, da primeira reunião da Comissão de Saúde do órgão, da qual é vice-presidente. Em pauta, um debate sobre as prioridades da Comissão, as ações a serem desenvolvidas durante o Abril Azul (mês voltado à conscientização do Autismo) e a necessidade da realização de ações articuladas nacionalmente. 

 

Dentre os temas defendidos pela deputada, estão o fortalecimento da Atenção Primária no SUS e a ampliação de ações destinadas às pessoas autistas, a exemplo de um maior suporte, capacitação e preparo das instituições e profissionais de ensino para recebê-los em sala de aula, ampliação de seu ingresso no mercado de trabalho e um estudo aprofundado sobre moradia assistida para esse público. “Estive durante os últimos três dias participando do Seminário Rio TEAMA. Um encontro que reuniu diversos profissionais que são referência quando o assunto é o Transtorno do Espectro Autista. Eles trouxeram inúmeros dados e também reflexões sobre como precisamos avançar no que se refere ao autismo. Ainda mais depois que o CDC dos Estados Unidos lançou um novo dado apontando que, a cada 36 crianças com 8 anos de idade, nos EUA, 1 é autista. Um número que até 2021 era de 44 para 1. Isso nos mostra o tamanho do desafio que temos para incluir, de forma real, uma parcela tão significativa da nossa sociedade”. 

 

A deputada esclareceu ainda que, embora o Brasil não possua um estudo semelhante, se o país seguir essa mesma proporção teremos, em média, cerca de 6 milhões de autistas. Para o presidente da Comissão de Saúde da Unale, o deputado distrital Jorge Vianna, a conscientização sobre o Autismo requer uma mobilização nacional, de forma a gerar um maior envolvimento da sociedade e a construção de políticas públicas que cheguem em todos os cantos do país. Sua ideia é somar forças junto aos parlamentares e também conselhos de classe dos profissionais de Saúde para a construção coletiva de algumas propostas nessa e em outras pautas da Saúde. 

 

Também presente na reunião, o deputado estadual pela Paraíba, Dr. Taciano Diniz, ponderou que hoje o SUS é o maior plano de Saúde de que se tem notícia, mas que ainda assim precisa de ajustes para funcionar como deveria, especialmente no tocante à infraestrutura física e valorização dos profissionais de Saúde. “Entrei na política porque, assim como a deputada Lidiane Lucena, minha especialização foi na área da Saúde da Família e foi por meio das visitas domiciliares aos meus pacientes que me motivei a entrar para a política e buscar mudar aquilo que não funcionava”, esclareceu. 

 

Dra Lidiane Lucena concordou e reforçou que um dos maiores desafios não é criar novas leis, mas fazer com as que já existem sejam efetivadas. “Temos leis muito boas, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão, mas que precisam sair do papel”.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo