logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada Dra Lidiane Lucena faz alertas  no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Por Assessoria Parlamentar

Em alusão ao Dia Nacional de Luta contra Queimaduras, celebrado neste dia 06 de junho, a deputada estadual Dra Lidiane Lucena utilizou o pequeno expediente da Sessão Plenária desta terça para fazer alertas importantes à população para a prevenção de acidentes com materiais inflamáveis, fogueiras e fogos de artifício, especialmente durante os festejos juninos. 

Dados da Secretaria de Estado da Saúde referentes a 2022 apontam que, em comparação ao ano de 2021, houve um aumento de 200% nos traumas por fogos de artifício. Também cresceu a gravidade dos casos, sendo que dois pacientes precisaram passar por amputação e outros permaneceram com sequelas graves.

Somente durante o mês de junho do ano passado, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 45 pacientes com queimaduras em geral, sendo que 19 eram crianças e adolescentes. De todos os casos, mais de 50% das queimaduras foram causadas  por fogos de artifício. 

“Por isso, reforço o quanto é imprescindível que as pessoas tenham muito cuidado ao manusear fogos de artifício. A primeira medida de precaução é adquiri-los de acordo com a faixa etária adequada e jamais deixar crianças manuseando fogos, mesmo os mais simples, sem o monitoramento de adultos”, disse a deputada, que destacou ainda a importância de que os adultos também tenham atenção redobrada e utilizem equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e calças, para reduzir o risco de queimaduras na pele. 

Lidiane Lucena também alertou a população sobre o imprescindível cuidado no momento de acender as fogueiras e ainda com a circulação de crianças próximo a chamas. “É preciso manter as crianças a uma distância segura das fogueiras e, tão importante quanto, evitar que elas fiquem próximas a fogões e panelas quentes. Ainda mais nesta época em que temos a tradição do milho cozido, das pamonhas, da canjica e de tantas outras comidas típicas, que reúnem as famílias nas cozinhas”, alertou. 

Na ocasião, a parlamentar também ressaltou a importância de que as pessoas evitem soltar fogos de artifício com sons altos em respeito às pessoas autistas, que desregulam e sofrem com os estampidos dos fogos. “Entendo que é cultural, que é algo muito forte em nosso estado, mas eu particularmente sou contra o uso de fogos”. 

Saúde –  Em seu discurso, a deputada ainda informou que, no último dia 30 de maio, cerca de 230 profissionais da saúde das redes estadual e municipal de Sergipe participaram de uma ação preparatória para a chegada dos festejos juninos.  A ação foi realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe por meio do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho, o Huse, com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde, otimizar o serviço e uniformizar a assistência ao paciente vítima de queimaduras em todo Estado.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo