Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
A deputada Lidiane Lucena (Republicanos), ressaltou na Sessão Plenária desta Quinta-feira (21), a participação em um encontro na última quarta-feira (20), a convite da Conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Susana Azevedo. O evento teve por objetivo, buscar melhorias nas politicas publicas destinadas às pessoas com deficiência.
As discussões tiveram atenção especial ao atendimento e serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino, que realiza diagnóstico e avaliação, orientação e estimulação precoce, reabilitação/habilitação funcional das pessoas com deficiência para sua autonomia e independência.
“Hoje celebramos o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, uma data que nos convida à reflexão, a conscientização e ação em busca de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa pra todos. Em Sergipe, quase 30% da população é formada por Pessoas com Deficiência (PCD), 1/4 da população, quando a gente coloca também as doenças raras. Ontem eu tive a oportunidade de participar a convite da querida conselheira Susana Azevedo, de uma plenária sobre o atendimento às pessoas com deficiência, especialmente ofertado em Centros Especializados em Reabilitação”, ressalta.
Lidiane Lucena disse ter sido um diálogo rico e proveitoso. “Isso me motivou a seguir trabalhando ainda mais por essa causa; por isso estou muito feliz em convidar todos vocês a participarem da Sessão Especial alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que será realizado no plenário desta Casa, no próximo dia 27 de setembro às 16 horas. Será um momento de diálogo e debates sobre legislação, ações e projetos destinados a melhorar a qualidade de vidas das Pessoas com Deficiência em nosso estado. Vamos contar coma presença de especialistas, representantes de organizações; vozes e experiência daqueles que vivenciam diariamente as questões relacionadas à deficiência. Nossa intenção é ouvir, aprender e agir, pois coletivamente podemos contribuir para um Sergipe mais inclusivo”, observa informando que Aquidabã vai sediar em 18 de outubro, a Conferência Regional da Pessoa com Deficiência.
Foto: Jadilson Simões/Alese