Deputada Carminha Paiva participa de ações alusivas ao setembro Amarelo

Por Assessoria Parlamentar

No Brasil, os meses do ano fazem referência a algum assunto que deve ser discutido por toda sociedade e autoridades. Setembro não fica de fora disso, o mês é dedicado para reforçar a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Consciente da importância que este tema tem para a coletividade, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) vem participando ao longo do mês de atividades que envolvem a temática.

Carminha com a prefeita de Pedrinhas, France Domingos

No último sábado, 16, a parlamentar esteve no município sergipano de Pedrinhas, onde acompanhou um desfile cívico a favor da vida, a convite da prefeita France de Domingos. Já nesta terça-feira, 19, Carminha participou do 4º Seminário de Saúde Mental com o tema: “Setembro pela vida”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Nossa Senhora do Socorro. O evento buscou trabalhar a conscientização para romper o preconceito que existe em torno do tema e que para muitos, ainda é considerado um tabu.

“Infelizmente, as estatísticas estão aí para comprovar que saúde mental é coisa séria e precisa de mais atenção. Os números são ainda mais alarmantes quando vemos que grande parte dos que cometem suicídio são jovens. É triste saber que essa realidade não é apenas no Brasil, é mundial”, revelou Carminha. Os dados citados pela deputada fazem referência a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em que foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte.

A parlamentar acredita que o trabalho interdisciplinar de profissionais, bem como o apoio familiar, são as principais formas para diminuir os índices de suicídio. “Nós precisamos ficar atentos aos sinais dados pela pessoa e buscar ajudá-la, mostrar que ela não está sozinha. Acredito muito que com esse apoio e o trabalho em conjunto de profissionais conseguiremos prevenir, amparar e auxiliar pessoas que estão alimentadas por ideias suicidas”, disse.

Carminha ainda ressalta que “é importante que o cuidado com a nossa saúde mensal seja prioridade não somente no setembro amarelo, mas em todos os dias do ano”, concluiu Carminha. Este ano, a campanha trouxe como tema ‘Se precisar, peça ajuda’ para encorajar a pessoa com pensamentos suicídio a procurar auxílio.

Fotos: Jairo Dantas