Atingindo cerca de 1,2 milhão de famílias brasileiras, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta a memória, a cognição e a capacidade de comunicação, tornando-se um grande desafio para pacientes e, principalmente, para seus familiares e cuidadores.
Durante seu discurso na tribuna da Alese, nesta terça-feira, 18, a deputada Carminha Paiva (Republicanos) chamou a atenção para a campanha do Fevereiro Roxo, exemplificando, com a própria experiência familiar, a realidade de pessoas que sofrem com a Doença de Alzheimer, bem como de seus cuidadores, que em sua maioria são familiares.
Na oportunidade, a parlamentar ressaltou a importância do poder público estadual em fortalecer políticas públicas voltadas à saúde mental dos idosos para garantir, entre outros benefícios, o diagnóstico precoce e o acesso a tratamentos que possam retardar a progressão da doença.
Ao reforçar seu compromisso com a causa, Carminha relatou em seu discurso que protocolou um Projeto de Lei intitulado “Memória Cidadã”, que trata sobre políticas públicas eficazes para pessoas com alzheimer, bem como a conscientização, orientação e apoio às famílias e cuidadores de pessoas diagnosticadas com a doença.
Encerrando sua fala sobre o assunto, a deputada pediu o apoio dos colegas parlamentares para se unirem à causa e avançarem com medidas eficazes em favor dos idosos. “Não podemos deixar que essas famílias enfrentem essa batalha sozinhas. O Estado precisa estar presente, promovendo ações concretas para oferecer suporte e qualidade de vida tanto para os pacientes quanto para seus cuidadores”, reforçou.
Foto pessoal: Jairo Dantas