Por Assessoria Parlamentar
O Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu na tarde desta quarta-feira, 15, assistentes sociais de diversas áreas e órgãos no Estado para uma homenagem no “Dia do Assistente Social”. A sessão especial, de iniciativa da deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos), foi proposta para debater o exercício da profissão, os direitos, deveres da categoria e os desafios em Sergipe.
Assistente social de formação, Carminha explicou os motivos que a fez promover esse espaço de debate. “O nosso trabalho sempre foi muito importante, mas a profissão e os profissionais tiveram muito mais evidência durante o período da pandemia da Covid-19. Aquele momento foi crucial para a sociedade conhecer um pouco mais dessa atividade, especialmente com as famílias em situação de vulnerabilidade social. Mas, como toda profissão, é preciso avançar, é preciso que haja valorização não só salarial, mas também humana”, explicou a parlamentar.
Com a presença de profissionais e representantes de instituições da área de serviço social, a sessão abordou a importância do trabalho dos assistentes sociais para todos os setores da sociedade e para a construção de uma sociedade mais justa e digna.
Ainda segundo a deputada, o trabalho exercido pela categoria é humano, pois seu principal objetivo é facilitar o acesso das pessoas aos seus direitos. “Nós somos facilitadores de direitos, com atuação de diversas áreas. Temos um papel importantíssimo na garantia e no acesso aos direitos, sobretudo da população em vulnerabilidade. Nosso trabalho, enquanto assistentes sociais, é intenso, é de luta, que merece respeito e reconhecimento não só do poder público, mas também de toda a sociedade”, explicou.
Carminha finalizou a sessão, ressaltando que esse era mais um passo na luta do seu mandato para a construção de projetos de lei que atendam as necessidades da categoria. “Reafirmo meu compromisso como deputada estadual de lutar por melhores condições de trabalho para nossa categoria, por políticas públicas mais eficazes e por um reconhecimento digno da importância de nossa profissão. É imperativo que continuemos a nos mobilizar, a nos organizar e a lutar por nossos direitos, pois somente assim poderemos continuar a transformar a realidade de tantas pessoas que dependem de nosso trabalho. Esta sessão especial é um marco para refletirmos sobre nossas lutas, celebrarmos nossas conquistas e, principalmente, renovarmos nossas forças para continuar nossa missão de promover a justiça social em Sergipe”, concluiu.
Avanços
Enquanto esteve como secretária de Assistente Social do município de Nossa Senhora do Socorro, Carminha lutou para a valorização da categoria, dentre eles, a reformulação salarial e para a destinação de 2% do orçamento municipal para as ações da Assistência Social. De 2017 a 2022, Carminha deu outro olhar para as famílias socorrenses em situação de vulnerabilidade social, por meio de projetos assistenciais.
“Na Secretaria de Assistência Social, por ser uma pessoa técnica, pude aplicar todo o meu conhecimento, mas também tive muito ajuda de profissionais que tinham mais experiências que eu. Ir pras ruas e ajudar as pessoas me fez e me faz ser uma pessoa melhor a cada dia, essa é uma das coisas mais incríveis do Serviço Social”, declarou Carminha.