A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), ocupou a tribuna de honra na manhã desta quarta-feira, 20, para desejar excelente trabalho aos parlamentares nestas 48 horas que antecedem o início do recesso parlamentar, previamente agendado para a partir do sábado, 23. Durante a sessão do Pequeno Expediente, a deputada enalteceu a apreciação já iniciada de textos que tratam da Lei Orçamentária, bem como as 126 emendas, sendo 95 pertencente ao Plano Plurianual (PPA), e outras 31 pertencentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Estas discussões, conforme destacado pela deputada, envolve mais de 15 bilhões de reais, os quais serão divididos da seguinte forma: 13 bilhões para o Poder Executivo; 848 milhões para o Poder Judiciário; e outros 476 milhões de reais para o Legislativo.
“Estamos vivenciando um momento ímpar na história de Sergipe, repleta de muita representatividade e importância que depende das nossas avaliações e dedicação como parlamentar nesta Casa do Povo. Até a próxima sexta-feira, será marcado pelo movimento intenso, e que envolve diretamente a dignidade do povo sergipano, o seu direito à cidadania, o respeito aos Direitos Humanos e o acesso à cultura, por exemplo. Estamos juntas e juntos discutindo onde melhor destinar estes investimentos a fim de garantir a qualidade de vida que os milhões de sergipanos merecem”, afirmou Linda Brasil. Convidada para realizar pronunciamento na sessão do Grande Expediente, a deputada optou por apresentar uma retrospectiva da sua atuação na Alese.
Ao enaltecer que eleitores sergipanos elegeram a primeira mulher trans para ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa, a parlamentar apresentou um balanço das suas ações desenvolvidas desde a primeira quinzena de fevereiro deste ano. “Sou a primeira mulher trans a assumir mandato na Alese, e posso demonstrar que foi um ano repleto de atividades; agenda intensa, marcada por muita luta e conquistas à favor da classe trabalhadora. Resistimos, e seguiremos resistindo contra movimentos de privatização dos setores públicos; impulsionamos os atos pelo fim da violência contra as mulheres, comunidade LGBTQIA+, crianças e adolescentes, além da batalha contra o genocídio direcionado para os negros, e a pressão pela mudança de modelo adotado pela Segurança Pública”, destacou.
No que se refere às atividades desenvolvidas em sessões plenárias, Linda Brasil reverenciou as 05 leis aprovadas; 23 Projetos de Leis apresentados; 25 moções protocoladas; 51 indicações; e a marca de 10 solicitações para realização de Sessão Especial no plenário da Casa Legislativa. “Nosso comportamento esteve sempre focado nas pessoas vulnerabilizadas, nos servidores públicos e na busca por cidadania e Direitos Humanos, destinados aos moradores de cada uma das 75 cidades do nosso estado. Se este primeiro ano de atuação parlamentar foi intenso, no ano que vem será ainda mais movimentado. Apenas unindo nossas forças, será possível conquistar avanços reais para cada contribuinte”, pontuou a deputada.
Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese