logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada apela por ajuda à comunidade ribeirinha afetada pela alta vazão da hidrelétrica de Xingó

18/2/2022

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) apelou ao diretor-presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Fábio Lopes Alves, para que busque viabilizar o pagamento de um auxílio financeiro à comunidade ribeirinha afetada com a alta vazão da Hidrelétrica de Xingó. Por meio de uma Moção de Apelo, já protocolada na Assembleia Legislativa, a parlamentar solicitou que sejam contempladas as famílias, trabalhadores e comerciantes da região do baixo São Francisco que foi duramente castigada pelo excesso de água.

“Ao propormos esse auxílio, a ideia é amenizar as dificuldades dessas pessoas, uma vez que muitas delas tiveram suas casas, comércios e plantações inundadas. Alguns perímetros irrigados de rizicultura e piscicultura que estão próximo ao Rio, também, foram comprometidos. Sem contar que há o surto de leptospirose e, com a água contaminada, a população tem sido acometida por doenças”, justificou Maria, ressaltando que muitas famílias foram obrigadas a deixar as suas propriedades por conta do problema.

Ao lembrar que é responsabilidade da Chesf fazer a manutenção da hidrelétrica, Maria Mendonça lembrou que os impactos causados pela vazão do rio são passíveis de mitigação, compensação, indenização e não repetição. “No município de Telha os trabalhadores da praia da adutora foram atingidos. De igual modo os comerciantes de Propriá que comercializam às margens do rio, assim como os que vivem e mantêm comércios no Povoado Saúde, em Santana no São Francisco”, disse.

 Maria observou que o valor do auxílio, a ser pago mensalmente, deve ser igual ou superior à receita obtida pelos trabalhadores, famílias e comerciantes, suficientes para assegurar alimentação, vestuário, lazer e outros bens indispensáveis à dignidade humana, levando em consideração os pedidos dos próprios atingidos.

 

Foto: Jadilson Simões/Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo