Deputada anuncia Sessão Especial em alusão ao Dia Estadual da Pessoa Surda

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira (26), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) falou sobre a degradação ambiental em todo o estado de Sergipe. Na oportunidade, a parlamentar apresentou uma carta dos moradores do bairro Jabotiana, a qual contextualiza a situação vivenciada pela comunidade ao longo dos últimos anos. “A situação da degradação ambiental em todo Sergipe é alarmante. Especialmente porque isso acontece dentro de uma lógica de desenvolvimento que coloca interesses de grupos empresariais acima dos interesses e dos modos de vida da nossa população. Ou seja, um modelo de desenvolvimento onde o lucro está acima da vida”, disse Linda Brasil.

“Nós como legisladores observamos esta situação e não podemos deixar de nos pronunciar e cobrar dos poderes municipais e estaduais um mínimo de respeito com essa população, principalmente no período chuvoso”, ressaltou a deputada.

Pessoas com deficiência

Linda Brasil convidou todos para a Sessão Especial, de sua autoria dedicada ao Dia Nacional e Estadual da Pessoa Surda. “Estamos chegando ao fim do mês de setembro, que é marcado por diversas datas de lutas de conscientização, e uma delas é o Setembro Verde. Mês de conscientização da luta pelo respeito e inclusão de pessoas com deficiência, marcado pelo Dia Nacional de Luta dessas pessoas. Aqui em Sergipe as pessoas com deficiência ainda encontram diversas barreiras para garantir seus direitos, como uma população que cresce a cada dia e que tem diversas expressões”, afirmou.

“Nosso Estado tem hoje 279 mil pessoas com 2 anos ou mais de idade, que possui algum tipo de deficiência. O que representa 12,1% da população sergipana. Este percentual é o maior do país, com uma média de 8,9, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quero lembrar que hoje é Dia Nacional e Estadual da Pessoa Surda, e teremos aqui no plenário da Alese, às 16 horas, uma Sessão Especial dedicada a este tema, e convido todos a participar”, concluiu a deputada.

Foto: Jadilson Simões – Agência de Notícias Alese