Dentista paraibana recebe Título de Cidadã Sergipana na Alese

Durante Sessão Especial realizada na tarde desta segunda-feira (26), a odontóloga Vanessa Machado Santana Franca, recebeu o Título de Cidadania Sergipana no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A autoria é da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos).

Vanessa Machado atua em vários municípios sergipanos

Nascida na cidade de Campina Grande – Paraíba, é filha do Sr. Antonio Barbosa Santana (profissional liberal) e da professora Maria Lúcia Machado Santana (in memorian). É irmã de Maria Aline Machado Santana, Lílian Machado Santana e André Machado Santana. E mãe de Marina Praxedes Machado Franca e de Aroldo José de Lima Franca Neto.

Fixou residência em Aracaju no ano de 1983, tendo se formado no curso de Odontologia na Universidade Federal de Alagoas em 2006. Exercer a Odontologia é a realização de um sonho de infância e recém formada, iniciou a vida profissional na iniciativa privada desempenhando o cargo de dentista administradora; em seguida assumiu o cargo de sócia do Grupo Dentista Popular. Em 2011, criou a Clínica Central do Sorriso e atualmente trabalha no Laboratório de Próteses, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo qualidade de vida às comunidades carentes de diversos municípios sergipanos, devolvendo sorrisos e dignidade.

De acordo com a deputada Áurea Ribeiro, diante de todo o trabalho e dedicação à saúde, assistência social e bem-estar dos sergipanos, é justo que Vanessa Machado Santana Franca receba o Título de Cidadã Sergipana e com isso, o reconhecimento da Assembleia Legislativa de Sergipe, pelo trabalho e realizações a partir da inclusão por meio do trabalho de reabilitação oral.

Familiares e amigos prestigiaram a Sessão Especial

“Vanessa tem um coração gigante, uma alma maravilhosa; temos um ciclo de amizades de vários anos e a através do meu mandato como deputada estadual, tive a honra de escolhê-la como cidadã sergipana de fato e de direito, Gratidão por ter a amizade dessa jovem desbravadora e mulher guerreira. Parabéns pela sua coragem e dedicação. Obrigada por escolher Sergipe para ser o seu lar”, ressalta Áurea Ribeiro.

Visivelmente emocionada, a homenageada agradeceu à deputada Áurea Ribeiro e aos demais parlamentares pelo Título de Cidadã Sergipana.

“Me sinto muito lisongeada, pois trata-se de um reconhecimento a toda a contribuição que tenho feito a esse estado. Estou muito agradecida à deputada Áurea Ribeiro, por toda essa representatividade feminina, toda garra e tudo que ela tem contribuído. Essa homenagem é muito especial por ter vindo das mãos de uma mulher. Tudo Vale à Pena se a Alma não for Pequena”, observa Vanessa Machado, citando Fernando Pessoa.

Deputada Áurea faz discurso de reconhecimento

A primeira-dama do estado e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri acrescentou: “Vanessa tem muito amor no coração e tê-la efetivamente sergipana é muito gratificante. Eu não podia deixar de vir prestigiá-la porque é ela quem acolhe, quem recebe e quem cuida com muito amor e carinho dos pacientes. Ela já era sergipana de coração”.

A Sessão Especial foi acompanhada no plenário e nas galerias, por familiares, prefeitos, secretários municipais e amigos da homenageada.

A Mesa Diretora foi composta pela deputada Carminha Paiva (Republicanos) – presidente na sessão – , a deputada Áurea Ribeiro, a secretária Érica Mitidieri representando o governador Fábio Mitidieri, o vereador Fabiano Oliveira (PP) representando a Câmara Municipal de Aracaju e presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheira e ex-deputada estadual Susana Azevedo.

Composição da Mesa Diretora na Sessão Especial

A deputada Carminha Paiva destacou que “Vanessa Machado não realiza apenas um trabalho técnico como profissional da Odontologia, mas um trabalho humano junto aos pacientes, devolvendo o sorriso e autoestima”.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese