Delegada Daniela Lima Barreto fala sobre "Projeto Acorde" e lançamento de livro

A solução de conflitos entre relações continuadas. Esse é o objetivo do “Projeto Acorde- Porque Conversar Resolve, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e que hoje  funciona em duas delegacias: a 9º Delegacia Metropolitana e a 11ª, da Barra dos Coqueiros.  É o que explica a  delegada Daniela Lima Barreto, em entrevista concedida na manhã dessa quinta-feira, 27,  à Agência de Noticias Alese, e a Tv Alese: veículos de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe.

De acordo com a delegada, com a formação de novos mediadores, a perspectiva será a implantação do projeto em mais seis delegacias,  no ano de 2017. São elas: Delegacias dos municípios de Lagarto, Nossa Senhora da Glória, e Itabaiana. Em Aracaju, duas unidades, a 4ª DM do Augusto Franco, e a 3ª DM da avenida Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont.

Segundo a delegada, a ideia é que aos poucos o projeto seja implantado em todas as delegacias, tanto as Metropolitanas, como as Regionais. “ A ideia não é desafogar os fóruns com a realização de acordos, pois as pessoas têm o direito de encaminhar, via forma tradicional, determinado conflito. Mas conflito acabam, pois muitas vezes o desejo dessa pessoa não é que o outro seja punido processualmente, e sim, encontrar uma solução para o problema vivenciado. O nosso objetivo é que as pessoas compreendam aquela situação de conflito e que elas restaurem os laços, pois normalmente são parentes e vizinhos. O nosso foco são crimes de menor potencial ofensivo, onde existe entre as partes uma relação continuada”, explica Daniela sobre objetivo essencial do “Projeto Acorde-Porque Conversar Resolve”.

A delegada salienta que a equipe que trabalha no projeto é formada por policiais civis, especialmente preparados para áreas de conflito. “ São mediadores de várias formações, pois são capacitados nas disciplinas referentes a própria mediação de conflitos. Então, temos profissionais das mais diversas  origens de formação”, frisa a delegada,  que é a coordenadora do projeto Acorde.

Livro

Daniela Lima lançará livro nesta segunda, dia 31.

A delegada Daniela Lima Barreto, lançará, nesta próxima segunda-feira, 31 de outubro, na Escariz, livro sobre “Direito Penal dos Vulneráveis”, obra questiona sobre a aplicabilidade do  Direito Penal , se o é capaz de atender todas as expectativas de igualdade, respeito, de não violação. “ A gente aponta, talvez, que não seja suficiente. É uma mobilização pelo Direito Penal, e questiona se o Direito Penal é capaz de fazer tudo o que se espera dele”, externa a delegada sobre abordagem na obra escrita, que é uma análise crítica para busca do reconhecimento por meio do direito Penal.

Agência de Noticias Alese

Foto: Jadilson Simões- Alese