Por Aldaci de Souza
Está confirmada para a próxima segunda-feira, 21, a solenidade de entrega do Título de Cidadania ao bispo de Estância, Dom Giovanni Crippa. A autoria é da deputada Janier Mota (PL).
A parlamentar informou que D. Giovanni Crippa se dedica à missão sacerdotal desde o dia 14 de setembro de 1985, enquanto padre da Igreja de Cristo.
“São três décadas e meia de comprometimento com a função bela e ao mesmo tempo árdua, que exige entrega total ao amor do Pai e aos cuidados com o próximo”, observa.
Homenageado
Giovanni Crippa nasceu na cidade italiana de Milão, em 6 de outubro de 1958. Professou os votos perpétuos no dia 13 de setembro de 1981 no Instituto da Consolata e foi ordenado presbítero no dia 14 de setembro de 1985. É doutor em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Viveu seus primeiros anos de sacerdócio na Itália, onde foi Animador Missionário e Vocacional, professor na Faculdade de Missiologia da Pontifícia Universidade Urbaniana e membro da Equipe de Coordenação do Departamento Histórico do Instituto da Consolata.
Veio para o Brasil em 2001 e morou na cidade baiana de Feira de Santana, onde se tornou vigário da Paróquia Santíssima Trindade, tornando-se pároco em 2004.
Foi professor da Faculdade Católica, diretor espiritual do Seminário Santana Mestra, membro do Conselho Presbiteral, Conselheiro Provincial do Instituto da Consolata e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Encontro de Casais com Cristo. Atualmente é bispo da Diocese de Estância.
A solenidade está marcada para às 10h30 na Sala da Presidência da Alese.
Foto: Reprodução CNBB