logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cristiano Cavalcante celebra aniversário de Capela

O deputado Cristiano Cavalcante (União) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe para parabenizar a cidade de Capela pelos 192 anos de emancipação política, comemorados no último final de semana. Ele fez questão de destacar a importância cultural do município e os investimentos realizados pela gestão estadual e municipal.

“Quero parabenizar o prefeito Júnior Torinho, o vice-prefeito Alexsandro Nascimento, a secretária Silvany (Mamlak) e todos que fazem parte da gestão de Capela pela celebração dos seus 192 anos de emancipação. Desde 1833, Capela é marcada pela coragem de homens e mulheres que escrevem sua história com garra e é terra de cultura, com destaque para a tradicional Festa do Mastro, que há 86 anos encerra o ciclo junino sergipano com alegria e pertencimento”, afirmou o parlamentar.

Avanços

Cristiano Cavalcante ressaltou a presença do Governo do Estado no município, destacando os investimentos em infraestrutura, saúde, educação e cultura. “Nunca na história recente vimos o Estado tão presente em Capela. Já são mais de R$ 80 milhões investidos em diversas áreas e em breve teremos novos anúncios de obras em parceria com o governador Fábio Mitidieri”, frisou.

O deputado também lembrou da ponte que ligará Neópolis a Penedo, obra iniciada em 2023, após assinatura de ordem de serviço no Ministério dos Transportes. “No último domingo, tive a alegria de ver que a obra segue em ritmo acelerado. Essa ponte é uma das prioridades do Governo Federal, junto à conclusão da BR-101 e à duplicação da BR-235, fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado”, disse, agradecendo ao ministro de Estado dos TRansportes, Renan Filho, pelo apoio.

Cristiano Cavalcante destacou ainda o anúncio feito pelo governador Fábio Mitidieri sobre o pagamento de abono ao magistério sergipano pelos próximos três anos, fruto de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garantiu recursos retroativos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). “Serão R$ 136 milhões, dos quais 60% vão para os professores que estavam em exercício entre 1998 e 2006. O restante será destinado a melhorias na infraestrutura escolar e em projetos pedagógicos”, explicou.

Por fim, o parlamentar celebrou os avanços de Sergipe no cenário nacional. “Desde 2023, subimos nove posições no ranking de competitividade, chegando ao 12º lugar e nos tornando o segundo melhor estado do Nordeste. Sergipe hoje comemora a menor taxa de desemprego da sua história, o maior número de trabalhadores com carteira assinada e o aumento de mais de 14% na renda média dos sergipanos. Além disso, conquistamos a quarta melhor gestão fiscal do país. Esses resultados mostram que nosso Estado segue no caminho do desenvolvimento, com inclusão, geração de empregos e atração de investidores”, concluiu.

Em solicitação de ‘A parte’, a deputada Linda Brasil (Psol) destacou em seu pronunciamento a importância da resolução das pautas que envolvem a categoria da educação, em especial os professores. “Espero que realmente esse dinheiro dos precatórios venha logo e que essa situação seja resolvida. Há também a reivindicação sobre a devolução dos 14% que foram confiscados no Governo anterior, de Belivaldo (Chagas), além da atualização do piso do magistério, que é uma luta histórica. A categoria estará mobilizada amanhã e espero que essa discussão avance”, afirmou.

Deputada Linda Brasil

A parlamentar também chamou atenção para o projeto de lei do Executivo que trata da modernização da relação fiscal com o contribuinte, mas que, segundo ela, retira direitos de servidores. “De acordo com a categoria, esse projeto exclui aposentados, pensionistas e servidores em licença de um bônus já garantido em lei aprovada por esta Casa em 2023. Por isso, apresentei emendas para corrigir essa injustiça. Nossa assessoria jurídica confirma que não haverá impacto financeiro adicional, já que esses valores estão assegurados em lei. Espero que possamos construir um acordo e aprovar essas mudanças na quinta-feira, contemplando os trabalhadores e minimizando impactos negativos sobre quem tanto contribuiu e contribui para o nosso Estado”, defendeu.

Fotos: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo