Crescem casos de Covid-19 e gestores ampliam medidas

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Até o último domingo, 10, o estado de Sergipe registrou 1.771 casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desses, 1.535 estão em isolamento domiciliar e 95 estão internadas, sendo 22 em UTI nos hospitais públicos e 17 em unidades privadas. São 34 mortos e 107 pessoas curadas.

Em Aracaju, já são 1.237 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, em quase todos os bairros. Dessas, 50 estão internadas, 929 em isolamento, 245 curadas e 13 mortes.

MonitorAju

Com o avanço da doença em quase todos os bairros da capital sergipana, o município vai ampliar os serviços de atendimento através do canal MonitorAju. Com isso, além de monitorar os casos suspeitos, passa a acompanhar os casos confirmados de Covid-19, cujos infectados estão em isolamento domiciliar.

O canal de atendimento funciona pelo número 0800 729 3534 e pelo site da Prefeitura de Aracaju (www.aracaju.se.gov.br/monitoraju), além de um cadastro feito no Aeroporto de Aracaju. Cerca de 10 mil pessoas já se cadastraram e dessas, mais de 1.000 testaram positivo.

Mais de 80 profissionais ligam para as pessoas infectadas e dão orientações, após verificar o estado de saúde; além de auxiliarem a rede de saúde, caso algum caso venha a se agravar.

Aeroporto

Apesar da redução de voos no Aeroporto de Aracaju (de 14 para 1), equipes do município estão monitorando os passageiros, checando a temperatura corporal e realizando o cadastro para monitoramento. Das 5 mil pessoas checadas, 26 delas seguem monitoradas por terem apresentado algum tipo de sintoma de síndrome gripal.

Em alguns municípios sergipanos, a testagem da temperatura corporal também vem sendo feita na entrada das cidades, com a finalidade de detectar se as pessoas estão apresentando sintomas da doença.

Decretos

O Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju prorrogaram decretos até o próximo dia 18 de maio, visando conter os números da doença no estado.

Com isso, só está autorizado o funcionamento de farmácias, unidades de saúde, clínicas e emergências veterinárias, agências bancárias, supermercados, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e água, funerárias, locadoras de veículos, imprensa, segurança privada, coleta de lixo, açougue, peixaria, padaria, restaurantes e lanchonetes (delivery), construção civil, manutenção de elevador, oficina de veículos, lojas agropecuárias e de material de construção; escritório de Advocacia e Contabilidade, consultórios de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e podologias (todas em caso de situação de urgências e emergência), pousadas e hotéis.

Testes

Os gestores também estão aumentando a testagem da população após a aquisição de testes rápidos, tanto na capital quanto no interior; também está sendo ampliada a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e as pessoas só podem sair às ruas utilizando máscaras (projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe).

Foto: Divulgação Prefeitura de Frei Paulo