O coronel Marcus Augusto da Silva Néto, ex-comandante do 28º Batalhão de Caçadores em Sergipe, recebeu no final da tarde desta terça-feira, 07 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. A propositura é do deputado Georgeo Passos (PTC), que destacou as ações do homenageado no estado, por meio do Exército Brasileiro.
O parlamentar iniciou o discurso fazendo uma referência ao general de Exército, Pedro Augusto da Silva Néto (pai do homenageado), presidente de honra e fundador da Legião de Infantaria de Brasília, unidade que hoje leva seu nome e que foi comandante do 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande, no período de 1985 a 1987.
“O general Silva Néto, também de relevantes serviços prestados a esse estado, aqui esteve trazendo em sua família o jovem Marcus Augusto da Silva Néto, que seguiu a carreira militar da caserna e, coincidentemente também comandou, com galhardia nosso 28BC, no período de 2014 a 2016, a quem rendemos nossas homenagens também nesse momento. Acredito ser um fato raro no Exército, ou no mínimo sui generis, e Sergipe teve no comando do 28 BC, nos últimos 30 anos, um pai e um filho, cujas passagens foram marcates por suas condutas e atuações realçando o papel que sempre vem tendo o Exército Brasileiro em nosso Estado”, destaca Georgeo Passos.
O coronel Marcus Augusto da Silva Neto, destacou a relação com o Estado de Sergipe, iniciada na adolescência, quando o pai veio para Sergipe, comandar o Batalhão Campo Grande.
“Mas precisamente aos 14 anos, quando meu pai foi designado comandante do 28 BC. Como filho de militar, embora fosse difícil e doloroso deixar os amigos para trás, eu já estava acostumado com tantas mudanças e as consequências das despedidas. Em 1985, oriundo do Colégio Militar de Fortaleza para dar início a uma nova fase da vida. Hoje recordo com excelentes lembranças os momentos aqui passados, da casa na rua Campos, do Colégio Arquidiocesano e momentos de lazer na Vila Militar do Gragerú, no Iate Clube, no Clube da Telergipe, na Praia dos Artistas, Praia de Atalaia, Praia do Saco e idas ao Batistão. Sorvetes da Visabor, festas juninas, barzinhos na Atalaia e momentos passados na casa da tia Zair, tio Zeca e tio Amâncio, além de eventos acompanhando meu pai no Exército. Foram anos inesquecíveis. Em 1987 retornamos para Brasília, quando voltei ao Colégio Militar e tornei-me oficial de infantaria. A ligação com o Estado de Sergipe e Aracaju eram fortes até porque minha irmã Ana Tereza ficou aqui com meus sobrinhos. O destino me reservava algo muito especial: comandar o Batalhão Campo Grande, retornando á cidade onde fomos tão bem acolhidos na década de 80”, relembra ressaltando terem sido dois anos de muita dedicação.
“Recebo esse título como reconhecimento pela importância de um trabalho diuturno realizado pelo 28 BC no Estado, mostrando o braço forte em todas as missões operacionais recebidas,mas sempre que possível, levando a mão amiga para a apoiar a população sergipana. Recebo em nome dos oficiais, sargentos, cabos e soldados. Graças ao empenho de toda a equipe, o batalhão pôde cumprir com excelência as missões recebidas. Os meus sinceros agradecimentos a vocês e ao deputado Georgeo Passos pela homenagem”, diz.
O presidente Luciano Bispo encerrou a solenidade destacando que “agora o coronel Marcus Augusto da Silva Neto é Sergipano de fato e de Direito. Procuramos ter a melhor convivência possível porque a Assembleia é a Casa do Povo Sergipano e reconhece o trabalho desenvolvido no Estado de Sergipe”.
Homenageado
O coronel Marcus Augusto da Silva Néto [e natural da cidade de Teresopolis, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 13 de abril de 1971. É filho do general do Exército Pedro Augusto da Silva Néto (in memorian), comandante do 28 Batalhão de Caçadores em Sergipe, e Vera Lúcia Moreira Silva Néto. Casado com Renata Néto com quem tem dois filhos, Bruna e Ricardo.
Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1989, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 28 de novembro de 1992.
Atualmente exerce a função de Assistente Secretário do General do Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro e está designado para exercer a função de Adjunto do Adido do Exército nos Estados Unidos da América, em Washington, a partir de junho de 2019.
Além dos cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado Maior do Exército, é possuidor de cursos básicos de Montanhismo Avançado, Planejamento Estratégico Organizacional, Preparação para Missão de Paz e do Estágio de Comunicação Social. É Mestre em Operações Militares e em Ciências Militares.
Mesa
A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), o vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PMDB), o coronel Luiz Fernando Silveira, Secretário da Defesa Civil do município de Aracaju, o capitão dos Portos, João Batista Barbosa, o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, major Jorlan Carneiro, representando o comando da Polícia Militar de Sergipe, o oficial Silvestre, representando a Aeronáutica de Sergipe, o padre Lázaro Brito, reitor do Santuário Nossa Senhora Menina e o padre Juarez dos Santos, capelão militar, representando o arcebispo D. João José Costa.
No plenário, familiares e amigos do homenageado e nas galerias, soldados do Exército Brasileiro em Sergipe.
Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: César de Oliveira