Coronavírus: Deputados reduzem agendas internas e externas

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Os deputados estaduais estão seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e a decisão da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe, quanto à redução das atividades, no sentido da proteção em virtude do avanço do número de pessas infectadas pelo coronavírus no país (cinco casos confirmados em Sergipe).

Presidente Luciano Bispo adotou medidas preventivas

O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), demonstrando preocupação com o momento, adotou medidas de prevenção contra o coronavírus: somente ocorrerão as sessões ordinárias deliberativas, em que ocorrem votações de projetos; o acesso de pessoas ao prédio da Assembleia Legislativa fica restrito aos parlamentares e servidores; a população poderá entrar em contato por meio dos canais de comunicação e da ouvidoria pelo número (79) 3216-6878.

Com isso, os parlamentares reduziram ao máximo a rotina de trabalho com mudanças na agenda e na rotina de um modo geral; tendo alguns deles fechado os gabinetes.

Georgeo Passos destacou a avaliação da agenda

De acordo com o deputado Georgeo Passos (CIDADANIA), o fluxo de servidores será reduzido nos gabinetes. “A nossa agenda não vai parar, mas estamos limitando nesse momento; mas onde estiver aglomerações nós estamos reavaliando. Nós não trabalhamos somente nas sessões, temos outras atividades e vamos avaliar as demandas que recebemos, por exemplo na questão das fiscalizações”, informa.

A deputada Goretti Reis (PSD), que também é enfermeira, fechou o gabinete por entender que é necessário. “Se o contágio pode ser evitado com essas iniciativas, elas serão feitas. Sou conhecedora de todo o transtorno que o Coronavírus tem causado, com os fechamentos das escolas públicas e particulares, de órgãos, restaurantes, aeroportos e tantos outros locais. Como profissional de saúde que sou, sei que essa é a forma de salvar vidas. Não temos porque questionar e não atender ao chamado do mundo que é: FIQUEM EM CASA. Esse é um momento de conscientização dessa necessidade. Não cabe a esse momento o egoísmo. É hora de pensar uns nos outros. Pedimos a Deus que isso passe logo”, enfatiza.

Sem pânico

Goretti decidiu pelo fechamento do gabinete

Para o deputado Talysson de Valmir (PL), está encarando o momento com muita preocupação, mas sem pânico. “Não podemos abandonar a população quando ela mais precisa. Estou colocando toda a minha equipe à disposição, inclusive estou intensificando a divulgação do número do nosso gabinete virtual (79 98862-5321) para que aquelas pessoas que apresentem os sintomas do Coronavírus nos informem. Em Itabaiana temos equipe móvel para prestar este atendimento. O momento é de cautela e, principalmente, de união. Tenho orientado sobre os cuidados com a higiene das mãos e a necessidade de evitar saídas desnecessárias”, destaca.

FOTO: JADILSON SIMÕES

Talysson de Valmir: “gabinete virtual”

A deputada Janier Mota (PR), informou que o gabinete passará a funcionar das 7h às 13h (antes era das 8h às 17h).

“Disponibilizamos o telefone e e-mail do gabinete para que o público possa entrar em contato através dele. Quanto às agendas, já tinha marcado várias coisas e aí saiu esse comunicado de quarentena; vamos aguardar, pois estamos evitando o máximo possível e contamos com a compreensão do povo neste momento que é desafiador para todos nós, mas que precisamos ter consciência, por nós e pelo nosso próximo”, entende.

Iran Barbosa cancelou todas as agendas externas

O gabinete do deputado Iran Barbosa (PT), ficará fechado até o próximo dia 25 de março. “No dia 25, seguindo as normas da Alese, estaremos funcionando com uma ou duas pessoas no gabinete e apenas uma em plenário”, explica Iran acrescentando que em virtude da pandemia do coronavírus, estão suspensas todas as agendas externas que envolvam grandes aglomerações, por causa dos riscos de contaminações.

“Por conta dessa pandemia, nós estaremos realizando atendimento aos eleitores, de forma on-line e no Batalhão da Restauração, mantido pelo nosso mandato, suspendemos a entrada de novos residentes’, complementa o deputado Capitão Samuel Barreto (PSC).

O deputado Gilmar Carvalho respondeu que “estão todos em expediente interno, sem atendimento ao público”.

Isolamento Social

Kitty Lima: “Preocupação com toda a equipe”

A deputada Kitty Lima (CIDADANIA), decidiu após reunião, por um isolamento social, visando o bem estar de todos que integram a equipe do gabinete.

“Ficou estabelecido ainda o trabalho home Office (em casa), seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em virtude da proliferação do COVID -19, e diante de toda essa situação, a agenda está suspensa, salvo em situações de urgência”, esclarece Kitty Lima.

Zezinho Sobral: “Precisamos fazer a nossa parte”

O deputado Zezinho Sobral (PODE), lembrou que o momento é complicado em todo o país e no mundo com a pandemia.

“A Assembleia Legislativa suspendeu o acesso ao público em geral, só vão estar na Casa os deputados e os seus servidores; só ocorrerão sessões deliberativasa assessoria de Comunicação e a Ouvidoria farão a mediação com o público e eu quero pedir as pessoas que sigam as orientações do Ministério da Saúde, tomem cuidado com as pessoas mais idosas e evitem as agloerações para evitar a diseminação desse vírus, pois todos nós precisamos fazer a nossa parte”, alerta.

Zezinho Guimarães está trabalhando on-line

“Nosso gabinete reduziu as atividades até o próximo dia 25 e como retornei do Recife ontem, me mantive recluso por um período e só estou trablhando on-line”, informou o deputado Zezinho Guimarães (MDB).

Os demais parlamentares também reduziram as atividades internas e externas, visando contribuir para a contenção do avanço da doença em Sergipe.

Fotos: Jadilson Simões