Cordel Infantil é tema do ‘1º Encontro com o Autor’ promovido pela Elese

Por Júnior Matos/Alese

Cecé do Cordel Infantil lança livro na Elese

Estimular o hábito da leitura e aproximar ainda mais a população do parlamento é um dos objetivos do projeto “Encontro com o Autor” ação promovida pela Assembleia Legislativa de Sergipe através da Escola do Legislativo (Elese) Deputado João Seixas Dória. O momento contou com a participação da escritora e jornalista Cecé do Cordel Infantil.

Em sua primeira edição, o projeto acontece em alusão ao Dia Nacional do Livro, celebrada no dia 18 de abril, data que marca também o nascimento escritor Monteiro Lobato. Na oportunidade, a cordelista Maria Célia Vieira, mais conhecida como Cecé do Cordel Infantil lançou dois livros: “Encantos de Aracaju” e “Dando nome aos Animais”.

“O meu público-alvo é o infantil e os jovens. Essas obras apresentadas hoje aqui na Escola do Legislativo são para as crianças a partir dos seis anos de idade. Para facilitar o entendimento delas, os cordéis são escritos em quadra, ou seja, uma estrofe com quatro versos, diferente do que acontece no cordel voltado para o público adulto. Quando uma estrofe tem seis versos”, explicou a escritora Cecé do Cordel Infantil.

Durante o encontro, a jornalista e produtora cultural falou sobre a trajetória e quando resolveu iniciar a escrita da literatura de cordel. “Trabalho com crianças há mais de 40 anos, sendo três deles voltados para a literatura infantil. Todo o conteúdo nos livros foi baseado na minha vivência e também nas curiosidades dos pequenos. Tudo foi pensando para incentivar o hábito da leitura. Além disso, os cordéis também podem

Celso Iris, coordenador da biblioteca deputado Marcelo Déda

ser apresentados em forma de música para estimular o lúdico e a criatividade”, falou a Cecé do Cordel.

Biblioteca deputado Marcelo Déda

O projeto “Encontro com o Autor” é uma ação da biblioteca Deputado Marcelo Déda situada na Elese. “Mais que a obra, é importante que a população conheça os seus autores e saibam como surgiram a

s inspirações para a escrita. Abrir as atividades do “Encontro com o Autor” com a temática voltadas para o público infantil mostra a importância de garantir a formação de novos leitores”, ressaltou o coordenador da biblioteca da Elese, Celso Íris.

Arivaldo Chagas coordenador de Projetos Especiais da Elese

A ideia é que novos encontros aconteçam de forma mensal. “Com a vinda de autores sergipanos, como também de outros estados, temos em vista nos aproximar da população. Isso pode se tornar políticas públicas, projetos e leis para atender demandas sociais voltadas para a área da educação e de incentivo a leitura”., destacou.

Para o coordenador de Projetos Especiais da Elese Arivaldo Chagas a ida de escritores ao espaço da Elese é de extrema importância. “Pois quando se pensa em livros infantis lembramos que as crianças são a base e o fundamento para a educação e fazem parte da riqueza popular. Por isso, é tão importante difundir a cultura”, disse Arivaldo.

Foto: Joel Luiz