A Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) irá conceder a entrega do Título de Cidadã Sergipana à missionária leiga Enrica Minini, coordenadora da Cáritas Diocesana e uma das coordenadoras das Pastorais da Igreja Católica em Sergipe. Resultado de Projeto de Resolução de autoria da deputada estadual Ana Lúcia, a justa homenagem será realizada no próximo dia 7 de novembro, às 17h, no plenário da ALESE.
Nascida em Roma, na Itália, Enrica Mininni vive em Aracaju desde outubro de 1966. Nestes cinquenta anos de dedicação a Sergipe, a missionária vem contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa em nosso Estado, por meio do trabalho das pastorais sociais desenvolvido pela Igreja Católica e da Cáritas Diocesana de Sergipe, da qual é uma das fundadoras.
“Enrica dedicou sua vida a ajudar a população mais vulnerável”, destacou Ana Lúcia. Ao longo de meio século, Minini atuou ao lado de de Dom José Vicente Távora, Dom Luciano José Cabral Duarte e Dom José Palmeira Lessa e de todo o laicato da igreja católica em diversos projetos e ações sociais junto a camponeses sem terra, a mulheres e crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, a pessoas soropositivas, a famílias de pequenos agricultores, a jovens, adolescentes e crianças do semiárido sergipano, pessoas idosas e com deficiências.
Antes de chegar ao Brasil, Enrica já havia atuado na “Associação de Fraternidade Internacional” (AFI), em Bruxelas, na Bélgica, da qual continua a fazer parte como membro efetivo, e no “Crocevia” (Encruzilhada), projeto da AFI, destinado a acolher, num contexto de intercâmbio internacional, estudantes e profissionais de diversos países do mundo.