Cônsul francês Lucien Henri Gaujac recebe por unanimidade Título de Cidadão Sergipano

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB), concedeu na tarde desta segunda-feira, 11, o Título de Cidadão Sergipano ao Primeiro Cônsul Honorário da França, Lucien Henri Gaujac.

Luciano Bispo destaca trajetória do homenageado

“A Assembleia Legislativa de Sergipe concede essa homenagem pelo fato de a sociedade sergipana ter recebido vários benefícios por meio do cônsul francês Lucien Henri Gaujac, quanto às atividades na esfera de empreendimentos industriais; área de pesquisas, resultantes de devotamento e do comprometimento, o que justifica a homenagem”, destaca Luciano Bispo.

No discurso, Luciano Bispo destacou que ao longo da trajetória profissional, nos últimos 46 anos, o homenageado mantém uma fecunda relação com o Estado de Sergipe, há 28 anos à frente do consulado em Sergipe, permutando experiências e conhecimentos com a comunidade sergipana e seus representantes.

Francês agradece a homenagem ao deputado Luciano Bispo

“De formação católica, mas de horizonte religioso ilimitado, Lucien, primeiro cônsul honorário de Sergipe, sempre foi um grande pesquisador na área de engenharia e mineração, destacando-se na parte administrativa onde liderou seus conhecimentos para demais colegas , suas pesquisas tiveram êxitos e ganharam espaço no mercado onde atuava”, relatou lembrando que Sergipe é uma terra acolhedora e que os deputados aprovaram por unanimidade, pois a Assembleia é que se sente honrada e grata.

Homenageado

Lucien Gaujac destacou a liberdade do povo

O Primeiro Cônsul Honorário da França, Lucien Henri Gaujac afirmou estar muito agradecido ao  deputado Luciano Bispo, autor da propositura e dos demais  deputados que aprovaram a homenagem por unanimidade.

“Me enche de orgulho essa homenagem porque na vida de cada dia, lutei aqui no Brasil, já tenho 47 anos aqui e trabalhei durante 25 anos na área industrial no Sul do país e somente em 1986 eu vim morar aqui em Aracaju e exatamente um ano depois o cônsul geral da região Nordeste, me convidou para assumir esse posto de honorário, que é um grande desafio. Há 28 anos que eu estou à frente do consulado, sou o decano dos cônsules honorários dos 28 países do bloco da Europa Unida, devido a experiência”, enfatiza lembrando ter ajudado a construir 18 empresas com trabalhos na área de engenharia.

No discurso, ele destacou a importância da liberdade e do voto ccorreto, além do atentado às torres gêmeas. “O homem é um lobo para o próprio homem. Devemos respeitar todas as religiões, se preocupar com alguém é sinal de evolução. O momento é crítico, é difícil, não podemos combater o terrorismo pelo terror. O homem é inteligente para neutralizar o mal”, ressalta pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas não só de Nova Iorque, mas de Barcelona.

Composição da Mesa

Na sua vida profissional, casou-se na França com uma sergipana, no qual tiveram quatro filhos (Jean Bernardi Gaujac, Alain Gaujac, Cristiano Gaujac e Helena Gaujac), e assim começou toda aproximação com o Estado de Sergipe e o Brasil.

Convidado no ano de 1987 para ser cônsul honorário em Sergipe, Luciem com toda a sua desenvoltura no âmbito comercial, trouxe ao estado além de sua vasta experiência a consolidação de investimentos de grande relevância, facilitando a vida de novos empreendimentos para o Estado. Esteve à frente da chegada da Mina de Potássio em Sergipe e da utilização de gás sergipano, em particular.

Começou a atuar em Sergipe no ano de 1990, após a tramitação de sua efetiva nomeação com o Cônsul Honorário Francês. Quando passou a dedicar-se aos assuntos de sua missão, conforme a Convenção de Viena e graça a relação de amizade Franco-Brasileira já existente em Sergipe teve atuação na Indústria, Comércio e Turismo, assim como na cultura e difusão da língua francesa. Assim a sua vida teve frutos e estada permanente no estado.

Mesa

Familiares do homenageado

A mesa foi composta pelos deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel (PSB); o homenageado, o primeiro sargento José Marlon Filgueira da Costa, representando a Aeronáutica de Sergipe e o delegado Daniel Horta Alves, representando a Polícia Federal em Sergipe.

No plenário, a esposa do homenageado, Denise Gaujac; os filhos, Jean Bernardi Gaujac, Alex Gaujac e Cristiano Gaujac; demais familiares além dos deputados Venâncio Fonseca (PP), Zezinho Guimarães (PMDB) e Georgeo Passos (PSC), além de amigos franceses e brasileiros.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira