logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cônsul francês Lucien Henri Gaujac recebe por unanimidade Título de Cidadão Sergipano

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (PMDB), concedeu na tarde desta segunda-feira, 11, o Título de Cidadão Sergipano ao Primeiro Cônsul Honorário da França, Lucien Henri Gaujac.

Luciano Bispo destaca trajetória do homenageado

Luciano Bispo destaca trajetória do homenageado

“A Assembleia Legislativa de Sergipe concede essa homenagem pelo fato de a sociedade sergipana ter recebido vários benefícios por meio do cônsul francês Lucien Henri Gaujac, quanto às atividades na esfera de empreendimentos industriais; área de pesquisas, resultantes de devotamento e do comprometimento, o que justifica a homenagem”, destaca Luciano Bispo.

No discurso, Luciano Bispo destacou que ao longo da trajetória profissional, nos últimos 46 anos, o homenageado mantém uma fecunda relação com o Estado de Sergipe, há 28 anos à frente do consulado em Sergipe, permutando experiências e conhecimentos com a comunidade sergipana e seus representantes.

Francês agradece a homenagem ao deputado Luciano Bispo

Francês agradece a homenagem ao deputado Luciano Bispo

“De formação católica, mas de horizonte religioso ilimitado, Lucien, primeiro cônsul honorário de Sergipe, sempre foi um grande pesquisador na área de engenharia e mineração, destacando-se na parte administrativa onde liderou seus conhecimentos para demais colegas , suas pesquisas tiveram êxitos e ganharam espaço no mercado onde atuava”, relatou lembrando que Sergipe é uma terra acolhedora e que os deputados aprovaram por unanimidade, pois a Assembleia é que se sente honrada e grata.

 

 

Homenageado

Lucien Gaujac destacou a liberdade do povo

Lucien Gaujac destacou a liberdade do povo

O Primeiro Cônsul Honorário da França, Lucien Henri Gaujac afirmou estar muito agradecido ao  deputado Luciano Bispo, autor da propositura e dos demais  deputados que aprovaram a homenagem por unanimidade.

“Me enche de orgulho essa homenagem porque na vida de cada dia, lutei aqui no Brasil, já tenho 47 anos aqui e trabalhei durante 25 anos na área industrial no Sul do país e somente em 1986 eu vim morar aqui em Aracaju e exatamente um ano depois o cônsul geral da região Nordeste, me convidou para assumir esse posto de honorário, que é um grande desafio. Há 28 anos que eu estou à frente do consulado, sou o decano dos cônsules honorários dos 28 países do bloco da Europa Unida, devido a experiência”, enfatiza lembrando ter ajudado a construir 18 empresas com trabalhos na área de engenharia.

No discurso, ele destacou a importância da liberdade e do voto ccorreto, além do atentado às torres gêmeas. “O homem é um lobo para o próprio homem. Devemos respeitar todas as religiões, se preocupar com alguém é sinal de evolução. O momento é crítico, é difícil, não podemos combater o terrorismo pelo terror. O homem é inteligente para neutralizar o mal”, ressalta pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas não só de Nova Iorque, mas de Barcelona.

Composição da Mesa

Composição da Mesa

Na sua vida profissional, casou-se na França com uma sergipana, no qual tiveram quatro filhos (Jean Bernardi Gaujac, Alain Gaujac, Cristiano Gaujac e Helena Gaujac), e assim começou toda aproximação com o Estado de Sergipe e o Brasil.

Convidado no ano de 1987 para ser cônsul honorário em Sergipe, Luciem com toda a sua desenvoltura no âmbito comercial, trouxe ao estado além de sua vasta experiência a consolidação de investimentos de grande relevância, facilitando a vida de novos empreendimentos para o Estado. Esteve à frente da chegada da Mina de Potássio em Sergipe e da utilização de gás sergipano, em particular.

Começou a atuar em Sergipe no ano de 1990, após a tramitação de sua efetiva nomeação com o Cônsul Honorário Francês. Quando passou a dedicar-se aos assuntos de sua missão, conforme a Convenção de Viena e graça a relação de amizade Franco-Brasileira já existente em Sergipe teve atuação na Indústria, Comércio e Turismo, assim como na cultura e difusão da língua francesa. Assim a sua vida teve frutos e estada permanente no estado.

Mesa

Familiares do homenageado

Familiares do homenageado

A mesa foi composta pelos deputados Luciano Bispo e Luciano Pimentel (PSB); o homenageado, o primeiro sargento José Marlon Filgueira da Costa, representando a Aeronáutica de Sergipe e o delegado Daniel Horta Alves, representando a Polícia Federal em Sergipe.

No plenário, a esposa do homenageado, Denise Gaujac; os filhos, Jean Bernardi Gaujac, Alex Gaujac e Cristiano Gaujac; demais familiares além dos deputados Venâncio Fonseca (PP), Zezinho Guimarães (PMDB) e Georgeo Passos (PSC), além de amigos franceses e brasileiros.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: César de Oliveira

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo