‘Constituição em Miúdos’ explica Carta Magna em linguagem didática

Explicar a Constituição Federal em linguagem didática e com ilustrações, acessível a todos os públicos. Este é o objetivo da Constituição em Miúdos, uma publicação elaborada pela equipe da Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho, da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG, adotada pela Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dórias (Elese).

A obra é voltada aos alunos do ensino fundamental e foi lançada em 2015. Trata-se de uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e Câmara Municipal de Pouso Alegre.

A Constituição em Miúdos foi incluída como conteúdo transversal da grade curricular da educação básica na rede pública estadual de ensino, através da Lei Nº 8.908, de 19 de outubro de 2021. A ideia é promover, fomentar e estimular a compreensão e o desenvolvimento da reflexão entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a Constituição Federal.

A primeira semana do mês de outubro de cada ano ficou estabelecida para comemoração da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, com a apresentação dos trabalhos referentes ao estudo da Constituição Federal, através do livro ‘Constituição em Miúdos’.

O livro está disponível na Biblioteca da Elese e pode ainda ser obtido por download através do site do Senado Federal.

Foto: Arquivo/Agência de Notícias Alese