Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
Neste sábado, 4 de março, celebra-se o Dia Mundial da Obesidade. O objetivo é alertar as pessoas quanto aos riscos da doença considerada crônica que desencadeia outras a exemplo de problemas cardíacos e diabetes. Na Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), foram aprovadas proposituras que estimulam a prevenção do excesso de peso ainda na fase infantil.
A Lei nº 7.179, de 12 Julho de 2011, de iniciativa do ex-deputado Gilson Andrade, institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe, o Dia de Combate à Obesidade Infantil, a ser comemorado em 11 de outubro. E, a Lei nº 8.178, de 21 de dezembro de 2016, de iniciativa do ex-deputado Francisco Gualberto, proíbe a comercialização de produtos que colaborem para a obesidade infantil em cantinas e similares, instalados em escolas públicas e privadas situadas em todo o Estado de Sergipe.
Dados da OMS divulgados em 2022 mostram a estimativa de mais de 1 bilhão de pessoas obesas no mundo, sendo 650 milhões adultos, 340 milhões são adolescentes e 39 milhões são crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil estima-se que 60% dos adultos já têm excesso de peso (sobrepeso), e um em cada quatro adultos tenham obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas.
Na obesidade, a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Com isso, o alerta para a necessidade de uma alimentação balanceada, com mais fibras, frutas e legumes; menos gordura, menos alimentos processados e pouco consumo de açúcar. A prática regular de exercícios físicos é recomendada e aos primeiros sinais de sobrepeso, a orientação é que se procure imediatamente um especialista para uma avaliação e acompanhamento adequado.
Foto: Jadilson Simões