Confira a programação da TV Alese de 22 à 24 de março

22/3/2022

Com discussões que estão em pauta nos parlamentos estaduais e federal a TV Alese (canal aberto 5.2) conta com temas que fazem parte do cotidiano da sociedade e que são de interesse público. Os assuntos são apresentados durante a programação semanal por meio de entrevistas e reportagens.

Acompanhe alguns dos temas que estarão em debate na programação desta semana:

CONGRESSO EM PAUTA

Terça-feira, 22
Tema: O Projeto de Lei 3723/19, do Executivo, autoriza o porte de armas para diversas categorias: guardas municipais; agentes socioeducativos; polícia penal; auditores agropecuários; peritos criminais; agentes de trânsito; oficiais de justiça; agentes de fiscalização ambiental; defensores e advogados públicos. O porte de armas dá a essas categorias o direito de andar armado durante o exercício profissional e, em determinados casos, autoriza o porte de armas individuais em todo o território nacional.

Quarta-feira, 23
Tema: PL 1613/21 (PLS 415/15). O Projeto de Lei 1613/21, do Senado, define regras para incorporação de novas tecnologias e novos medicamentos destinadas ao tratamento dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto permite que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) autorize o emprego de medicamentos em indicação distinta daquela aprovada no registro do produto, desde que demonstradas as evidências científicas sobre eficácia, acurácia, efetividade e segurança.

Quinta-feira, 24
Tema: PL 3048/21. Modifica o Decreto Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para aumentar as penas de crimes contra a honra cometidos contra a mulher, por razões da condição do sexo feminino.

ELAS NO COMANDO

Terça 22/03
Tema: Câmara aprova fim da autorização do marido para laqueadura
A Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que retira a exigência da autorização dos dois cônjuges para que uma mulher passe pela laqueadura. No entanto, o projeto segue para aprovação no Senado e, até que seja votado, as mulheres ainda precisam de autorização do marido para intervir no próprio corpo.

Quarta 23/03
Tema: Como iniciativas brasileiras estão ajudando a garantir a igualdade de gênero
Meninas, adolescentes mulheres enfrentam desafios diários no Brasil, principalmente porque estão mais expostas às diversas formas de violência, além de situações como gravidez não-intencional na adolescência e casamento precoce. A desigualdade de gênero é estrutural em nossa sociedade, que foi formada dando mais poder e oportunidades aos homens do que às mulheres.

Quinta 24/03
Tema: Os costumes e desafios da mulher cigana
Um cenário onde o preconceito e a discriminação convivem com a dificuldade para acessar até mesmo os direitos mais fundamentais, como a saúde e a educação, caracteriza o universo das mulheres ciganas no Brasil. Apesar das vestes as tornarem alvo fácil de preconceitos, as ciganas insistem em exibir, com orgulho, essa marca identitária. Quem é essa mulher cigana?

Acompanhe os programas exibidos pela Tv Alese no Canal 5.2, ou ainda, pela SKY pelo canal 348.2. Se preferir, acompanhe ainda pela plataforma da Tv Alese no Youtube.