Comunidade Recanto da Paz é tema de pronunciamento de Iran Barbosa

27/4/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Na Sessão Plenária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) participou do Grande Expediente para tratar sobre demandas da comunidade Recanto da Paz, em Aracaju.

“Eles estão apreensivos com o projeto que a Prefeitura de Aracaju está elaborando. Um projeto, aliás, bem-vindo. A comunidade não tem nenhum tipo de restrição à execução do projeto, que é um projeto de urbanização e regularização fundiária, questões de fato necessárias naquela comunidade. Esse projeto será financiado pela Caixa Econômica Federal, os recursos já estão liberados para isso. Mas há uma necessidade da Administração Municipal de Aracaju de discutir esse projeto diretamente com a comunidade Recanto da Paz”, defendeu o parlamentar.

De acordo com Iran, o projeto prevê a demolição de algumas moradias e, consequentemente, a indenização por parte da Prefeitura de Aracaju a essas famílias. Um dos questionamentos levantados pelo deputado se refere aos valores dessa indenização, se serão suficientes para que essas pessoas possam adquirir novos imóveis.

“Há uma preocupação, pois, na execução do projeto, 40 moradias serão demolidas, o que vai requerer indenização para essas famílias. Fora isso, ainda tem cerca de 35 outras moradias que terão demolição parcial. Isso tudo implica numa preocupação do que acontecerá com essas famílias. As que vão perder suas casas serão indenizadas, mas essa indenização será suficiente para que elas adquiram um novo imóvel ou elas vão ficar dependendo de aluguel? Como que vai ser essa situação? A Prefeitura precisa apresentar uma alternativa. A comunidade já apresentou a possibilidade de a Prefeitura, na execução do projeto, construir novas moradias nas cercanias do Recanto da Paz, porque há terrenos disponíveis ali e as pessoas seriam então deslocadas para essas novas moradias. Essa é a reivindicação que nós trouxemos aqui para a Casa e vamos tentar também dialogar com a Administração Municipal de Aracaju”, finalizou.

Foto: Jadilson Simões