Comissão de Saúde da Alese realizará reunião sobre política pública materno infantil em Sergipe

23/5/2022

Por Assessoria Parlamentar

A presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Alese, deputada estadual Goretti Reis (PSD) realizará no dia 25 de maio, às 10 horas, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe, reunião com representantes de órgãos como as secretarias estadual e municipal de Saúde, Ministério Público, Universidade Federal e Hospitais Santa Isabel e Universitário para discutirem a implementação e o fortalecimento de política pública materno infantil no Estado de Sergipe.

“Precisamos, através do diálogo, com os setores envolvidos, encontrar estratégias para dar continuidade e ampliar as ações que estão sendo desenvolvidas na atenção obstétrica e neonatal nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), da rede de serviços do Estado. Vamos juntos buscar novas alternativas de atuação, para a assistência ao parto e discutir propostas estruturantes que garantam a ampliação do acesso, produzindo consenso que construam um SUS vivo e viável para toda a gestão. A falta da contratualização com o Hospital Universitário tem dificultado a implementação de novos serviços no Estado. Vamos discutir com gestores estadual e municipal e buscar alternativas. É inadmissível que existam empreendimentos prontos e sem funcionarem. É preciso banir essa cultura de se abrir um serviço e fechar outro. Precisamos de alternativas. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes não tem capacidade para toda a demanda existente. Esperamos contar com a participação e colaboração de todos”, finalizou a parlamentar.

Foto: Jadilson Simões