logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comandante do Gabinete de Segurança da Alese é homenageado no estado da Bahia

Referência interestadual na honra às missões que envolvem a Segurança Pública nacional, na manhã da última sexta-feira (23), o Comandante do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Major QOPM Jonatas Souza, foi condecorado no Estado da Bahia com a Medalha Marechal Argolo Visconde de Itaparica. Apresentada pela Polícia Militar baiana com uma das homenagens de maior destaque na corporação, o ato foi conduzido pelo Comandante Geral da PMBA, Coronel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, após autorização oficial decretado pelo governador Gerônimo Rodrigues. A homenagem – que compôs as festividades alusivas aos 199 anos da PMSE –, foi publicada no Diário Oficial, na edição de n° 23.850.

Conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/BA), ao todo, 310 medalhas foram concedidas, sendo 48 Medalhas do Mérito Policial Militar e 262 Medalhas Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica a policiais militares (da PMBA e de outras forças) e personalidades pelos serviços prestados à instituição militar baiana. A solenidade contou, por exemplo, com as presenças do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior; do secretário de Estado da Segurança Pública, Marcelo Werner; da delegada geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini; bem como da diretora do Departamento de Polícia Técnica, Cecília Bandeira.

No decorrer da homenagem, o comandante-geral, coronel Coutinho, reverenciou todos os profissionais com atuação no Estado da Bahia, bem como os oficiais da Polícia Militar que atuam em outras unidades federativas. Na concepção do comandante, a corporação tem por respeito e compromisso junto à sua história, reconhecer publicamente todos os profissionais que atuam em prol da harmonia, cidadania e integral respeito à Legislação Brasileira. “Neste dia especial, é crucial reconhecer alguns dos protagonistas que sustentam nossa Corporação: nossos dedicados policiais militares – o maior ativo da instituição, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à nossa PMBA. Todos são merecedores dessa justa homenagem”, disse.

Sergipano, nascido em Aracaju, o Major Jonatas Souza possui mais de 20 anos de prestação de serviço público passando por diversos comandos, a exemplo da Rádio Patrulha, Batalhão de Choque, e Grupamento Especial Tático de Motos (Gtam). De acordo com o homenageado, o recebimento desta medalha se tornou mais representativa por estar atrelada aos 199 da PMBA. “Fico honrado por este reconhecimento, justamente em um momento em que marca mais um ano da Polícia Militar baiana. Entendo esta condecoração como reflexo direto da minha atuação aqui no nosso Estado de Sergipe, em especial durante a atividade operacional nas ruas, e, desde o ano passado, nessa missão de garantir a segurança e a ordem da Alese. Por esta homenagem, o meu muito obrigado”, destacou.

História

Uma pesquisa realizada pela Agência de Notícias Alese sobre a história da PMBA, identificou que em meio a desconfiança quanto o nível de segurança regional, no ano de 1825, pleno início do século XIX, os colonizadores europeus – sobretudo os portugueses –, decidiram fundar o Corpo de Polícia da Bahia, o qual, posteriormente, passaria a ser formalizado como a PMBA. Em suma, a instituição nasceu da necessidade de manter a ordem e segurança públicas em meio a um cenário de agitação e mudanças. Presente em todos os 417 municípios baianos, a Polícia Militar dispõe atualmente de um efetivo de 43.954 profissionais.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo