logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju é homenageado na Alese

O comandante do Espaço Aéreo da Aeronáutica em Aracaju, o capitão  Diego Almeida Teixeira de Souza, recebeu em Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na tarde desta segunda-feira, 14, o Título de Cidadão Sergipano. Natural da cidade de Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro, o homenageado é o mais jovem a comandar a Aeronáutica, hoje com 33 anos. A propositura é do deputado Georgeo Passos (Rede).

Georgeo Passos durante a saudação ao homenageado

Georgeo Passos durante a saudação ao homenageado

De acordo com o homenageado, o fato de ser o comandante mais novo a assumir a Aeronáutica é um orgulho grande, mas o que o deixa mesmo feliz é que nos 15 meses que está vivendo em Aracaju, ter sido muito bem recepcionado pelos aracajuanos.

“Isso além de conseguir manter o bom trabalho que a Aeronáutica já fazia, que é a parte do controle de tráfego aéreo e consegui implementar como cidadão, algumas ações sociais, a exemplo de palestras em escolas sobre patriotismo e combate às drogas, com a finalidade de mostrar o caminho do bem às crianças”, destaca o capitão Diego Almeida.

Ele ressaltou também ter conseguido manter uma periodicidade quinzenal de distribuição de sopas. Com apoio dos militares, eles recolhem alimentos e distribuem principalmente na parte do sertão.

Capitão Diego se emociona ao falar sobre os pais

Capitão Diego se emociona ao falar sobre os pais

“Ano passado, sem muito esforço, a gente conseguiu recolher em torno de 15 toneladas para distribuir. Com isso à cada 15 dias pelo menos 100 pessoas dormem mais confortadas. E é um gasto muito pequeno, para alimentar 100 pessoas, não gastamos 150 reais, ou seja, a gente precisa mais de vontade do que de dinheiro”, ressalta o capitão aviador Diego Almeida Teixeira de Souza, lembrando que a mãe Jailza Alves de Almeida, morreu há pouco mais de um ano, acometida por um câncer, mas que o pai Rafhael Souza veio prestigiar a homenagem

Saudação

O autor da propositura, começou a saudação ao homenageado com um pensamento tirado do site da Força Aérea Brasileira, em que destaca: “A cada decolagem, uma experiência de fazer a diferença. A cada pouso, uma sensação do dever cumprido. É isso que importa”.

Plenário durante o Hino Nacional

Plenário durante o Hino Nacional

“Saúdo nosso mais novo conterrâneo em nome de meus pares com assento nesta Casa, por serem legitimados representantes do povo sergipano, e por terem aprovado nossa indicação por unanimidade. Refiro-me ao capitão aviador Diego Almeida Teixeira de Souza, que adentrou na Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, aos 13 anos de idade. Isso graças a uma ação judicial que o permitiu fazer o concurso de ingresso com idade abaixo do previsto e com isso foi um dos mais novos oficiais formados na Academia da Força Aérea Brasileira, o que lhe permitiu ser hoje um dos integrantes da FAB com uma das carreiras mais exitosas dentro da corporação”m afirma.

Georgeo Passos informou que o Capitão Diego Almeida realizou todos os cursos da tropa de operações especiais da Aeronáutica. Tendo participado de resgates reais em todas as regiões do país. “Em apoio à Secretaria de Estado da Segurança Pública, tem propiciado intercâmbio de experiências junto ao Grupamento Tático Aéreo, onde vem ministrando instruções para uso de óculos de visão noturna, junto ao GTA, resgatando e ampliando assim a operacionalidade do Grupamento no uso desse equipamento, sem custo algum, no seu tempo de folgas”, diz.

Oficiais nas galerias

Oficiais nas galerias

O parlamentar enfatizou que na vida não são apenas maravilhas, pois todos possuem momentos de dificuldades.

“Tomo a liberdade de contar, com a autorização do homenageado de contar fatos que marcaram a sua vida. O capitão Diego reconheceu no próximo mais próximo dele, seu pai Raphael, aquele a quem ele precisava dirigir toda a sua capacidade de ajuda e de solidariedade humana. Seu maior obstáculo na vida não foi passar pela difíceis etapas de formação como aviador na Força Aérea Brasileira, mas ter de lidar com seu pai, como usuário de drogas e hoje o capitão Diego sente orgulho imenso, pois seu pai venceu essa batalha livrando-se das drogas e ajudando ao próximo, levando o exemplo de superação a outros dependentes”, completa lembrando a satisfação em poder reconhecer em nome do Legislativo Sergipano, a satisfação em poder reconhecer e receber o capitão aviador como nosso mais novo conterrâneo.

Homenagem do Vaticano

Padre Lázaro lê a homenagem enviada pelo Papa Francisco

Padre Lázaro lê a homenagem enviada pelo Papa Francisco

Na ocasião, o padre Lázaro Brito Couto, reitor do Santuário Nossa Senhora Menina, leu uma carta enviada pelo Vaticano, em nome do Papa Francisco ao capitão Diego Almeida, destacando a “alegria de estar agradecendo a Deus pela recepção do Título de Cidadania Sergipana, outorgado pela Assembleia Legislativa de Sergipe. Mereceu apreço o gesto havido para com Sua Santidade o Papa, que foi interpretado como homenagem e sinal de estima pela missão própria da Igreja”.

A mensagem destaca ainda os votos do Papa Francisco, de melhores felicidades num contínuo serviço ao povo brasileiro. “E como penhor dos favores divinos para o seu exercício profissional na defesa da sua Pátria, o Santo Padre concede-lhe, extensiva a quantos lhe são queridos, uma propiciada Bênção Apostólica”.

Homenageado

Capitão Diego participou dos resgates no episódio da Boate KISS

Capitão Diego participou dos resgates no episódio da Boate KISS

Formado em Ciências Aeronáuticas e Engenharia Aeronáutica pela Academia da Força Aérea (AFA), o capitão Diego Almeida Teixeira de Souza possui mestrado em Telecomunicações pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Foi coordenador dos resgates da Boate KISS, em Santa Maria (RS), além de ter sido o piloto responsável pela defesa do Estádio Maracanã, na final da Copa do Mundo de Futebol, com destacada atuação.

Em janeiro de 2017, ainda consternado com a perda prematura e recente da mãe, o capitão Diego foi nomeado o mas novo comandante da guarnição, com apenas 32 anos de idade. Desde que assumiu o comando da FAB em Sergipe, ele vem exercendo uma posição totalmente voltada aos cidadãos de Sergipe, tentando e incentivando a reaproximação entre a população e os militares, buscando mostrar o trabalho da FAB e das Forças Armadas, tendo realizado mais de 50 palestras.

Possui diversos cursos a exemplo do curso preparatório de cadetes, curso de oficiais aviadores, de piloto de combate com helicóptero, curso de pilotagem com óculos de visão noturna, curso de instutor de voo, entre outros.

Mesa

Composição da Mesa

Composição da Mesa

A mesa foi composta pelo presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, o deputado Georgeo Passos, o desembargador Césario Siqueira, representando o Tribunal de Justiça de Sergipe, o chefe do gabinete militar, Eduardo Henrique Santos, representando o governador Belivaldo Chagas, o secretário municipal da Defesa Social, coronel Luis Fernando Almeida, representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o capitão dos Portos, Alessandro Bleck, Capitão dos Portos de Sergipe, o tenente-coronel, José Fernandes Carneiro Filho, comandante do 28 Batalhão de Caçadores e o coronel José Moura Neto, representando o comando da Polícia Militar de Sergipe.

No plenário, as presenças da deputada Maria Mendonça (PSDB), familiares e amigos do homenageado e nas galerias, oficiais da Aeronáutica.

Diego com o pai

Diego com o pai

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), o deputado Georgeo Passos está de parabéns.

“Isso por homenagear uma pessoa importante da Aeronáutica, sendo o mais jovem comandante no Brasil, que é o capitão Teixeira, que faz um trabalho social muito importante aqui no nosso Estado e eu quero parabenizá-lo por ser agora sergipano de fato e de direito. Diego é um exemplo de determinação e tem um foco na vida. Sergipe é quem agradece por você procurar um tempo na sua vida para proferir palestra e distribuir 15 mil alimentos ao nosso povo. Quero parabenizar seu pai que não se escondeu e está lutando para tirar os jovens das drogas”, afirma.

Por Agência de Notícias Alese – #RedeAlese
Fotos: Karllene Costa e Aldaci de Souza

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo