logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Com aval da Alese, Agência de Desenvolvimento impulsiona progresso em Sergipe

Criada com a perspectiva de impulsionar o desenvolvimento de relações internacionais e a melhoria da competitividade dos setores econômicos estaduais nos mercados nacional e internacional, no próximo mês de abril completa um ano de aprovação da Agência Sergipe de Desenvolvimento S. A. (DESENVOLVE-SE). Em votação na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), no dia 04 de abril do ano passado – por maioria –, os parlamentares decidiram aprovar a criação desta Agência, a qual também possui como competência proporcionar a realização da gestão de ativos e participações; desenvolvimento de projetos de parcerias público-privadas; promover a melhoria do ambiente de negócios; desenvolver projetos estruturantes e atrair investimentos para o estado, além de auxiliar no planejamento de longo prazo, do desenvolvimento de Sergipe.

Defensor desta implantação administrativa, durante as discussões em plenário o presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), enalteceu que o DESENVOLVE-SE possui ampla representatividade na execução de projetos, programas e ações destinadas à desburocratização, além de proporcionar melhoria do ambiente de negócios no estado de Sergipe, por intermédio da atração de investimentos. “Com a aprovação, foram colocadas pessoas experientes em áreas específicas que a gente vem acompanhando ao longo do tempo, com o desenvolvimento do mundo. Esse é um projeto de grande importância para que Sergipe se desenvolva ainda mais em algumas áreas que estão com deficiência”, destacou. A menor Unidade Federativa do país não foi pioneira nesta criação. Estados, e o próprio Governo Federal, já puseram em prática agências com perfil semelhante.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por exemplo, foi instituída com a finalidade de atuar na promoção dos produtos e serviços brasileiros no exterior, visando atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Modelo utilizado para a criação do DESENVOLVE-SE, a Apex-Brasil surgiu no ano de 2003, durante o primeiro mandato do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de auxiliar empresários na hora de exportar produtos para outros países. No decorrer das últimas duas décadas a Apex-Brasil tem sido bastante usada também por empresas estrangeiras que buscam negócios e produtos brasileiros. Oferecem assessoria para que o empresário tenha maior conhecimento sobre a exportação e quais produtos exportar.

Serviço social autônomo que atua de forma gratuita, atualmente apoia cerca de 13 mil empresas brasileira em mais de 80 setores da economia. De acordo com a Agência Brasil, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência conta, ainda, com Unidades de Atendimento em vários estados brasileiros e nove Centros de Negócios em mercados globais estratégicos:

Dubai (Emirados Árabes Unidos), Havana (Cuba), Moscou (Rússia), Bruxelas (Bélgica), Pequim (China), Miami (Estados Unidos), São Francisco (Estados Unidos), Luanda (Angola) e Bogotá (Colômbia). A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Seis meses após ser a Agência de Desenvolvimento ser implantada, o estado de Sergipe foi convidado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para participar de evento com investidores nacionais e internacionais. Este convite aconteceu em outubro do ano passado em virtude de Sergipe ter apresentado o maior avanço de potencial de mercado do país na edição de 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Nestes 10 meses de criação da DESENVOLVE-SE, a gestão estadual está focada em quatro eixos de atuação: Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Humano e Social, Infraestrutura e Sustentabilidade e Gestão, Governança e Inovação, e possui três pilares essenciais, que são o combate à fome, a geração de emprego e renda. “Durante as discussões que antecederam a votação em plenário, deixamos evidente que, com a implantação desta Agência, Sergipe passaria a avançar mais e teria a legitimidade para discutir com setores empresariais de outros estados e atraí-los. Até esta aprovação, nós éramos um dos únicos estados da Nação que não tinha uma Agência voltada ao fomento do empreendedorismo e à economia. Deliberamos favorável por compreender esta necessidade”, afirmou o deputado estadual Cristiano Cavalcante (União).

Presente no portal Aleselegis, para ter acesso rápido e fácil ao Projeto de Lei 108/2023 que resultou na criação da DESENVOLVE-SE, basta clicar AQUI.

 

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo