logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Com aumento da vazão em Xingó, Kitty Lima cobra plano de recolhimento de animais à Chesf e ao MPE

Por Assessoria Parlamentar

Após a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) emitir na quarta-feira, 12, um alerta para a população de municípios às margens do Rio São Francisco sobre o aumento da vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó, em Canindé do São Francisco, devido às fortes chuvas na Usina Hidrelétrica Três Marias, em Minas Gerais, que afetam diretamente o nível das águas do Velho Chico em Sergipe, e podendo ocasionar grandes prejuízos com enchentes, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) cobrou diretamente da Chesf um plano de recolhimento dos animais que terão seus habitats naturais afetados pelas águas e ainda daqueles em situação de rua nesses municípios. Além disso, a parlamentar comunicou ao Ministério Público Estadual de Sergipe (MPE/SE) sobre a problemática para que o órgão atue junto à Chesf quanto as ações de retirada desses animais das áreas consideradas de risco.

Em ofício encaminhado à Chesf, Kitty Lima pede que a companhia, em parceria com as secretarias municipais e estadual de Meio Ambiente, proceda com a retirada de todos os animais das áreas que poderão ser afetadas com as vazões de 2.500 a 4.000 m3\s das águas do Rio São Francisco durante os dias 14, 16, 18, 20, 22 e 24 de janeiro. A preocupação da deputada é com a possibilidade de afogamento de animais por conta do aumento do nível das águas do Velho Chico.

“O alerta foi direcionado à população que tem como se mobilizar para evitar danos materiais e assegurar suas vidas, mas em relação aos animais que terão seus habitats afetados pelas águas a Chesf não apresentou nenhum plano de recolhimento. É preciso pensar no bem estar de todas as formas de vida e por isso a companhia não pode ignorar que essa vazão pode sim colocar em risco inúmeras vidas de animais que não têm como se protegerem por si só”, explica Kitty.

“Enviamos um ofício à Chesf alertando para esse problema e cobrando dela um plano de ação para retirada desses animais das áreas de risco em parceria com os órgãos ambientais dos municípios envolvidos e do Governo do Estado. Notificamos também o MPE para que acompanhe de perto toda essa operação, orientando e dando todo o suporte necessário. Não podemos ser omissos”, reforça a deputada.

Nos últimos dias Kitty Lima tem recebidos inúmeras mensagens de moradores de cidades ribeirinhas, em especial protetores independentes, preocupados com a situação dos animais em virtude da vazão da Chesf, e diante da iminência de enchentes, a deputada cobrou da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe (SERHMA) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Canindé do São Francisco, uma ação conjunta e de emergência para retirada dos animais das áreas consideradas de alto risco de inundação.

De acordo com a Chesf, os municípios sergipanos que deverão ficar sob alerta por conta da vazão são Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.

“Estarei acompanhando de perto e bem atenta o desenrolar de toda essa situação. Me coloco à disposição de todos os municípios que precisarem de ajuda, da Chesf e do Governo do Estado para somarmos forças nessa ação para assegurar as vidas tanto dos moradores das comunidades ribeirinhas, quanto dos animais, e darmos o exemplo de que toda vida importa”, afirma Kitty Lima.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo