logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Com aprovação de PL no Senado, Linda Brasil destaca papel do movimento para avanço de direitos das pessoas com fibromialgia

Em discurso realizado nesta quinta -feira, 3, na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) comemorou a aprovação do Projeto de Lei 3.010/2019 pelo Senado Federal, que diz respeito à garantia de direitos para pessoas com fibromialgia e outras síndromes de dor crônica.
 
O projeto cria o Programa Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa Acometida por Síndrome de Fibromialgia Crônica ou por Síndrome Complexa de Dor Regional, além de outras condições correlatas. A proposta, segundo a deputada, é semelhante à Lei Estadual nº 9.293/2023, de sua autoria, que já reconhece em Sergipe as pessoas com fibromialgia como beneficiárias dos mesmos direitos e garantias que são assegurados às pessoas com deficiência.
 
“Depois que aprovamos esse projeto, esse movimento cresceu não só aqui em Sergipe, mas também no Brasil. A reivindicação e a força do movimento fizeram com que ontem, no Senado, fosse conquistada essa vitória tão importante”, declarou Linda Brasil.
 
O projeto federal, quando sancionado, prevê a garantia de atendimento multidisciplinar, participação da comunidade, divulgação de informações e incentivo à pesquisa, bem como reconhece que as pessoas com fibromialgia devem ser contempladas com as mesmas garantias das pessoas com deficiência.
 
Violência institucional contra advogadas
 
Ainda durante o seu pronunciamento, a parlamentar destacou o diálogo estabelecido com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) com relação à violência institucional no sistema judiciário, principalmente contra advogadas.
 
A parlamentar considerou o encontro produtivo e salientou a disposição institucional da OAB para o enfrentamento às questões apresentadas. “A Ordem e suas Comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, da Igualdade Étnico-Racial e de Direitos Humanos se colocaram à disposição para aprofundar as discussões e construir respostas conjuntas. Espero que, a partir desse encontro, a gente possa fortalecer esse debate e criar um protocolo de atendimento às mulheres no sistema judiciário”, concluiu Linda Brasil.
 
Foto: Deputada Linda Brasil | Divulgação Ascom 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Ir para o conteúdo