logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cia de Arte Alese leva espetáculo a Carmópolis

18/5/2022

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Nesta terça-feira (17), a Cia de Arte Alese esteve na cidade de Carmópolis para realizar a apresentação do espetáculo ‘O Auto de Cidadania’, que aborda, de forma lúdica, a importância dos três Poderes que formam a nossa democracia. Os alunos da Escola Municipal Professora Adilia de Aguiar Leite assistiram à performance dos atores atentos, nesse momento de diversão e também de aprendizado.

“Nosso espetáculo da Cia de Arte Alese tem o objetivo de trazer cidadania e consciência dos deveres e direitos dos cidadãos falando sobre os Poderes que nós temos: o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário. Pensando quais são as funções desses Poderes e que eles não trabalham sozinhos, eles precisam da população que, consciente, vai trabalhar junto com os Poderes. Então o espetáculo fala sobre isso tudo e das dificuldades, da necessidade da população estar sempre em diálogo para poder exigir, ter os seus direitos garantidos e ter consciência do que é exigido”, comentou o diretor da peça, Euler Lopes.

Os alunos acompanham atentamente à peça teatral

A iniciativa foi aprovada pela coordenadora da Escola, Adriana Alves. Para a educadora, é importante estimular o protagonismo junto às crianças e adolescentes para que eles possam exercer os seus direitos e também cumprir os seus deveres como cidadãos.

“Nós, enquanto educadores, temos esse papel de conscientizar nossos alunos. Então fazer com que eles tenham o conhecimento de vários aspectos para se desenvolverem tanto dentro da escola como fora da escola, na sociedade. Nosso papel enquanto educador é fazer com que o nosso aluno se desenvolva, ele seja o protagonista da sua própria história. Com certeza esses assuntos ligados à política, ligados à sociedade, são de suma importância para o desenvolvimento do nosso aluno. Que ele não fique somente no senso comum, achando que todo político é errado. Eu creio que esse teatro vai abrir com certeza os horizontes, fazer com que eles vejam esses assuntos que permeiam a nossa sociedade de uma outra forma, com um outro olhar. E que eles se conscientizem do papel deles enquanto cidadãos. Que eles saibam a necessidade de entender esses papeis na política”, ponderou a coordenadora.

Para o ator Eden Brisio, da Cia de Arte Alese, a apresentação teatral traz como proposta despertar o interesse dos jovens para questões relacionadas à política. Ele acredita que o conhecimento é o caminho para a construção de uma sociedade mais harmônica.

“Eu acredito que o nosso principal objetivo é contribuir para que os jovens e os adultos também comecem a aprender, comecem a despertar o interesse por entender como funciona a política no nosso estado. A política em seu conceito, em sua execução, entender a importância do voto, entender a importância de saber como escolher os nossos representantes e também de lembrar quais foram os representantes que a gente mesmo escolheu para que a gente saiba onde procurar os nossos direitos, saiba onde procurar, quais são os nossos deveres. Assim poder garantir nossos direitos, pois só através do conhecimento é que a gente vai poder construir uma sociedade mais harmônica e viver melhor”, ponderou o artista.

Além de se divertir, a estudante Nayane de Jesus disse ter aprendido com os atores da Cia de Arte Alese. “Estou achando maravilhoso. Essa peça que eles estão trazendo é para mostrar como é a política. É algo que a gente não sabe e está aprendendo. E com o teatro a gente aprende mais”, comentou.

A estudante Jenhifer Anjos também aprovou a iniciativa. Para ela, é mais fácil aprender sobre assuntos mais sérios quando está se divertindo. “É mais fácil aprender com a peça. Estou achando legal. Uma das coisas que aprendi e não sabia é sobre política”, finaliza.

Fotos: Ethiene Fonseca

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo