Cia de Arte Alese leva cultura e alegria aos estudantes de Carmópolis

21/7/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Os alunos da Escola Municipal D. Pedo I, localizada no Povoado Aguadas, município de Carmópolis, tiveram na tarde da última quarta-feira, 20, uma aula especial sobre a cultura popular de Sergipe. De forma bem lúdica, aprenderam curiosidades sobre os grupos folclóricos Taieira, Parafuso, São Gonçalo e Reisado, por meio da peça Balaio de Cantos, Contos e Encantos, encenada pela Cia de Arte Alese.

Talita Calixto: “Muito gratificante”

De acordo com a coordenadora da Cia de Arte Alese, a atriz Talita Calixto a alegria em chegar em um lugar em que não se tem tanto acesso à cultura, é muito gratificante. “Nós fomos recebidos aqui nessa escola de Aguada com muita alegria; as crianças interagiram muito com a peça o Balaio de Cantos e Encantos, que é um mix do nosso folclore. A gente traz a Taieira, o São Gonçalo, o Parafuso; então essa alegria que a gente traz e recebe de volta é muito contagiante”, ressalta;

A diretora da Escola D. Pedro I, Elaine Oliveira destacou o momento considerado muito rico para toda a comunidade escolar. “Nós só temos a agradecer a presença da Cia de Arte Alese porque foi um momento riquíssimo em que os alunos aprenderam de forma leva, aspectos da nossa cultura. Foi uma tarde maravilhosa porque é justamente bebendo dessa cultura que estaremos passando de geração em geração, esse conhecimento”, observa.

A diretora Elaine Oliveira: “Momento riquíssimo”

Entre os alunos encantados com a encenação da Cia de Arte Alese, as amigas Gabriela Barros Matos e Evelyn Raissa Oliveira Alves. Elas estudam juntas no 6º Ano A e contaram ter aprendido sobre o folclore sergipano, dando muitas rizadas.

“Eu achei a peça muito engraçada e muito legal. Eles ensinam brincando e envolvendo quem está assistindo. Quando a atriz me entregou uma criança imaginária para eu segurar, eu não achei que estava mesmo com um bebê nos braços. Foi muito engraçado e interessante porque eu não esperava. Eles conversam com a gente e deu pra entender o que é o Folclore”, afirma Gabriela Barros.

“Eu gostei muito de aprender brincando. Foi uma tarde muito especia e divertida. Nós demos muitas rizadas”, complementa Evelyn Raissa.

Balaio

Gabriela e Evelyn aprenderam e se divertiram juntas

O espetáculo Balaio de Cantos, Contos e Encantos é voltado para a promoção da Cultura através da História do Folclore. O texto foi escrito pela atriz e dramaturga da Cia de Arte Alese, Lidhiane Lima, enfatizando grupos folclóricos como a Taieira, o Reisado, o São Gonçalo e o Parafuso, englobando a Embolada e os ditos populares. O objetivo é levar conhecimento aos expectadores, principalmente crianças e adolescentes nas escolas, de forma lúdica.

O elenco é formado por Talita Calixto, Lidhiane Lima, Edhen Brisio e Felipe Mascarello, sob a direção do dramaturgo Euler Lopes.

Fotos: Jadilson Simões