Cia de Arte Alese fará apresentações por todo mês de agosto

5/8/2022

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

As apresentações das peças teatrais da Cia de Arte Alese seguirão por todo o mês em escolas da rede pública de ensino localizadas em Aracaju e em vários municípios sergipanos. A programação de agosto teve início no último dia 4, com a encenação da peça O Balaio de Cantos, Contos e Encantos, no Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro e Escola Municipal João Rodrigues Couto, em Porto da Folha.

Na manhã desta sexta-feira, 5, o espetáculo O Balaio de Cantos, Contos e Encantos  foi encenada na Escola Estadual Professora Evangelina Azevedo, localizada no município de Nossa Senhora da Glória.

No próximo dia 9 de agosto, a Cia de Arte Alese estará no Clube Municipal de Gararu, encenando a peça Maria da Penha, a partir das 14h; dia 11 de agosto, o Balaio de Cantos, Contos e Encantos será encenado a partir das 14h no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Francisco de Almeida, na cidade de Areia Branca. E no dia 12 de agosto,  a Cia de Arte Alese encenará o Balaio de Cantos, Contos e Encantos a partir das 14h no Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana.

A programação segue no dia 15 de agosto, com a apresentação da peça O Auto da Cidadania, na Faculdade São Luis para os alunos do Colégio Francisco Rosa, a partir das 8h; dia 16, O Auto da Cidadania será encenado a partir das 14h no
Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão. No dia 18 de agosto, a peça Maria da Penha será encenada a partir das 10h no Colégio Estadual Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim.

Dia 22 de agosto, estudantes, professores e funcionários do Colégio Aprendiz, localizado em Aracaju, assistirão a partir das 10h, a peça Balaio de Cantos, Contos e Encantos; Dia 24 será a vez da comunidade estudantil do Colégio Estadual prof. Barreto Fontes, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, receber a Cia de Arte Alese com a peça Balaio de Cantos, Contos e Encantos a partir das 14h.

No dia 28 de agosto, a peça Balaio de Cantos, Contos e Encantos, será encenada a partir das 14h na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nilza Souza Mendes Lira, localizada em Cristinápolis e no dia 29 de agosto, a Cia de Arte Alese estará a partir das 16h encenando o espetáculo O Auto da Cidadania, no auditório da Escola do Legislativo deputado João de Seixas Dória (Elese).

Espetáculos

O espetáculo Balaio de Cantos, Contos e Encantos é voltado para a promoção da Cultura através da História do Folclore. O texto foi escrito pela atriz e dramaturga da Cia de Arte Alese, Lidhiane Lima, enfatizando grupos folclóricos como a Taieira, o Reisado, o São Gonçalo e o Parafuso, englobando a Embolada e os ditos populares. O objetivo é levar conhecimento aos expectadores, principalmente crianças e adolescentes nas escolas, de forma lúdica.

A peça O Auto da Cidadania tem como objetivo principal, conscientizar estudantes, professores e servidores quanto a importância dos poderes e da participação das pessoas na política.

E o espetáculo Maria da Penha destaca de forma informativa e lúdica, uma melhor conscientização sobre a Lei Maria da Penha, destacando a violência doméstica contra a mulher como crime e apontando as formas de evitar, enfrentar e punir a agressão.

O elenco da Cia de Arte Alese é formado por Talita Calixto, Lidhiane Lima, Edhen Brisio e Felipe Mascarello, sob a direção do dramaturgo Euler Lopes.

*As datas das apresentações estão sujeitas a alterações*

Foto: Jadilson Simões