De autoria do deputado Chico do Correio (PT), foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na última quinta-feira (10), o Projeto de Lei nº 343/2024, incluíndo a Festa Raid da Amizade, realizada anualmente no último domingo de julho, em Nossa Senhora da Glória, no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Segundo a propositura, trata-se de um evento que além de resgatar a tradição cultural do vaqueiro, do trabalhador da roça, daquele que, toda manhã, tira o leite da vaca e daquele que trabalha na produção do leite, fazendo enriquecer produtos que são derivados do leite, a exemplo da manteiga, queijo e do requeijão.
“Além do mais, é um produto conhecido como “ouro branco” na região do sertão, onde é produzido mais de – um milhão e meio de litros (diariamente) – fazendo de Nossa Senhora da Glória ser reconhecida como a bacia leiteira do estado de Sergipe, por esta razão, faz a economia da cidade tornar-se tão dinâmica. A importância do vaqueiro pra festa é, nada mais, nada menos, do que a própria comemoração tanto de homens, quanto de mulheres, que compõem esse segmento que fomenta a economia do estado, sobretudo, da economia do médio e do alto sertão, ou seja, a vaqueirama é a essência da festa da Raid da Amizade”, INFORMA.
Chico do Correio observa no PL que outro ponto significativo diz respeito a procura por hospedagens na rede hoteleira na cidade de Nossa Senhora da Glória, que chegam a atingir 100% da ocupação, fazendo com que os foliões procurem por hotéis localizados em cidades vizinhas.
“No tocante ao comércio, a exemplo da venda da cerveja, do lanche, da água mineral e de tantos outros, sentem positivamente as vendas dispararem fruto de tantos foliões consumindo na cidade durante o período festivo, especialmente, as lojas que comercializam itens como: celas, botas e todos os implementos que são utilizados nos animais. Desde a primeira edição há quase duas décadas, a Festa Raid da Amizade, contribui significativamente no resgate de toda a tradição e cultura do vaqueiro, sobretudo, e por que não dizer, daquilo que foi o primeiro meio de transporte do cidadão, a saber, o cavalo”, observa o parlamentar.
Foto: Jadilson Simões/Alese