Chico do Correio destaca realização da Exposição em Glória

Por Aldaci de Souza/Agência de Notícias Alese

Na Sessão Plenária desta terça-feira (31), o deputado Chico do Correio (PT), destacou a realização da Expoglória, realizada no período de 19 a 22 de outubro em Nossa Senhora da Glória. O evento foi organizado pela prefeitura em parceria com a Cooperativa Sertaneja do Agronegócio (Coopesea).

“Eu quero mais uma vez aqui, parabenizar a administração de Nossa Senhora da Glória através da prefeita Luana e da nossa vice-prefeita Vaneide em relação ao grande evento que tivemos: a Expoglória. Depois de mais de 40 anos de iniciada, teve agora a sua primeira edição no novo espaço, conhecido como Cidade do Leite, com a participação dos micros, médios e grandes produtores e dos grandes comerciantes, que se transformou num grande encontro de todos os produtores”, ressalta.

O parlamentar acrescentou que o evento servirá de exemplo para outros municípios do médio e alto sertão. “Nós tivemos a participação de todos os municípios da região e por que não dizer, de Sergipe como um todo e do Nordeste, com apoio da prefeita e do Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura para que esse evento pudesse ser ofertado à população”, entende.

Corrida

Chico do Correio falou sobre a  II Corrida Outubro Rosa, realizada no último domingo (29), também em Nossa Senhora da Glória, por meio das secretarias de Ação Social, de Saúde e da organizadora Wélika Procópio. “Meus parabéns a todas as mulheres que participaram dessa corrida em alusão ao Outubro Rosa e que nesse segundo ano, os homens puderam também participar; portanto, Nossa Senhora da Glória dá um grande exemplo em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama e em defesa da saúde da mulher. Parabéns também à vice-prefeita Vaneide e à vereadora Karina, que lá estavam presentes”, diz.

Universidade

Ainda no pronunciamento, ele destacou a expansão da Universidade em Estância e no Baixo São Francisco em Propriá. “Meus parabéns ao Governo Federal através do nosso querido presidente Lula e do Ministério da Educação, pela expansão do ensino superior no Brasil a partir de 2003 . Começamos lá nos anos de 2005 e 2006 a luta; tivemos o primeiro campus para Itabaiana, depois para Lagarto, Laranjeiras, Nossa Senhora da Glória e agora iremos completar todo esse círculo virtuoso, do ponto de vista do ensino superior para todos àqueles alunos e alunas que por ventura a vida lhes deu um caminho diferente”, entende.

Chico lembrou que no primeiro vestibular 2015 para o Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, foram destinadas 200 vagas, com uma bonificação. “Cento e oitenta e seis alunos e alunas foram da nossa região, com médias acima daqueles que ocuparam as vagas no Campus de São Cristóvão; meninos e meninas que têm um grande potencial e não chegavam à universidade porque não tinham oportunidade”, enfatiza lembrando a inauguração do Instituto Federal em Poço Redondo

Falta d’água

Mais uma vez, o deputado falou sobre a falta de água em municípios. “Ontem à tarde visitei o Povoado Lagoa do Rancho, em Porto da Folha, que assim como outros locais de Sergipe, têm sofrido com a falta de água. Conversei com as pessoas sobre a possibilidade de colocar caixas plásticas nas calçadas para que o carro-pipa da prefeitura possa abastecer, enquanto a obra de recuperação da rede aconteça, Estivemos lá para sentir de perto o sofrimento que essas pessoas têm tido em relação à falta de água; não só em Lagoa do Rancho, mas nos povoados Caibreiros, São Domingos, Goiabeira, Caatinga e Chumbinho; todo esse entorno tem tido dificuldade em relação à água”, afirma.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias