Centenas de pessoas do Estado de Sergipe com deficiência auditiva já podem contar com o livre acesso aos serviços de tradução e interpretação prestados por profissionais especializados na Língua Brasileira de Sinais. É que há nove dias foi inaugurada pelo Estado, o CIL – Central de Interpretação de Libras, localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), situado na Rua do Turista. A Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h45 às 12h, e das 14 às 17h45.

Além de outros serviços, a  grande novidade da “clínica” é que ela disponibiliza profissionais para acompanhar o público surdo aos órgãos públicos, a exemplo de postos de saúde,  biblioteca e bancos.  Esse serviço é ofertado por meio de um agendamento,  a perspectiva dessa prática é facilitar a comunicação entre a pessoa com a deficiência auditiva e o funcionário do órgão a qual ele terá interação.

Ação conjunta

A implantação da CIL em Sergipe foi possibilitada através de convênio celebrado com o Governo Federal. Para garantir o seu funcionamento, a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania forneceu um veículo, equipamentos de informática e mobiliário. Ao Governo de Sergipe coube a cessão do espaço, garantida através de Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Seidh e a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag); a alocação de recursos para manutenção da Central; além da contratação de pessoal; perfazendo investimento anual de cerca de R$ 200.000 do Governo de Sergipe. Os interessados no serviço podem obter mais informações através do telefone (79)3222-9447.

Por Stephanie Macêdo – Agência Alese de Notícias (AAN)
Com informações da ASN