Cenário de síndrome gripal em Sergipe preocupa o deputado Georgeo Passos

Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Na manhã desta terça-feira (25), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) discursou durante sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), sobre o alto índice de crianças e adolescentes ocupando leitos hospitalares após apresentar problemas respiratórios. Durante o respectivo pronunciamento, o parlamentar revelou que visitou o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, em Aracaju, e se deparou com estado crítico em virtude da ausência de leitos para atender a atual demanda.

“A nossa preocupação envolve, sobretudo, crianças com menos de dois anos de idade. Presenciamos, eu e a deputada Linda Brasil, por exemplo, mães que buscaram Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas não encontraram acolhimento e o jeito foi seguir para o Hospital da Criança. Infelizmente o cenário é bastante impactante porque todos os hospitais, inclusive os particulares, estão com a lotação quase que total”, declarou o deputado. Somente na rede municipal da capital, mais de 7.000 atendimentos envolvendo queixas respiratórias foram contabilizadas neste mês de abril.

Desde o último dia 10, UBSs e hospitais públicos e particulares alegam que estão enfrentando dificuldades em virtude de período de sazonalidade de doenças respiratórias envolvendo, sobretudo, pacientes com idade inferior a 12 anos. Paralelo ao desejo de ampliação da rede de acolhimento aos pacientes, Georgeo Passos enalteceu a importância do processo de vacinação. Proteger as crianças por meio de vacinas, é uma medida necessária para evitar as crises gripais.

“Estamos hoje chamando a atenção da rede municipal de saúde, em Aracaju, como também nos demais 74 municípios, além da própria estrutura da Saúde pública estadual. É necessário haver uma ampliação das estruturas neste momento de imensa preocupação com a saúde das crianças. Enquanto isso, fazemos um apelo para que os pais busquem vacinar seus filhos. Precisamos imediatamente combater esse cenário problemático”, finalizou o deputado Georgeo Passos.

Foto: Jadílson Simões | Agência de Notícias Alese