Cassiano da Infraero agradece Título de Cidadão Sergipano

O jornalista e mestre em Administração Estratégica pela Universidade Salvador (Unifacs), José Cassiano Ferreira Filho, recebeu na tarde desta segunda-feira, 11 durante Sessão Especial no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano. Natural do Estado do Rio de Janeiro, o homenageado é funcionário da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), tendo assumido o cargo de superintendente do Aeroporto de Aracaju. Atualmente é conselheiro do Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim. A propositura é da deputada Silvia Fontes (PDT).

Silvia Fontes saúda o homenageado

De acordo com ele, receber o Título de Cidadão Sergipano, é uma emoção muito grande. “Eu já amanheci o dia hoje agradecendo a Deus por tamanha homenagem e é uma responsabilidade muito grande porque enquanto você se dedica, você nunca imagina que vai receber uma homenagem tão grande num Estado como é o de Sergipe. Pra mim foi tremendamente emocionante receber a notícia de que seria cidadão sergipano”, enfatiza.

Origens nordestinas

No discurso, Cassiano da Infraero destacou que embora nascido no Rio de Janeiro e ali permanecendo até os 18 anos, jamais negou suas origens nordestinas, pois é filho de pais paraibanos. “Na verdade, fui gerado ainda na Paraíba, pois quando meus pais se mudaram para o Rio, minha mãe já me carregava no ventre, grávida de seis meses. Ao retornar adolescente à Paraíba, iniciei um novo capítulo da minha vida profissional e pessoal. Assim, consegui concluir todo ciclo acadêmico, da faculdade à pós-graduação”, ressalta.

Cassiano diz que nunca negou suas origens nordestinas

Ele lembrou que no ano de 1989, ingressou na Infraero em Campina Grande, através de concurso público, como vigilante. “Uma conquista democrática que dá oportunidades iguais a todos os brasileiros. Acreditei, anos após anos, nos ensinamentos transmitidos pelos meus pais, Edilene e Cassiano, que sempre me estimularam a perseguir meus objetivos de forma ética e profissional, solidária e leal, do qual tenho muito orgulho. Em 2003, assumi o mais importante cargo na companhia até aquele momento: a superintendência do Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, ali permanecendo até janeiro de 2005”, diz acrescentando que nesse período pôde realizar várias melhorias no Terminal Aeroportuário, a exemplo do recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagem, construção de mais de seis quilômetros de muro, adequação dos balcões de check in, passando de 12 para 16. E que todos precisam se unir em prol da melhoria do Aeroporto de Aracaju.

“Porém a conquista mais importante foi a do primeiro voo da Companhia Gol, que até hoje está operando no aeroporto. A superintendência do Aeroportro de Aracaju foi muito importante para a minha carreira profissional. Ali foi minha primeira experiência como superintendente, um grande laboratório. Ademais, neste período, pude conhecer pessoas maravilhosas como os casais Fábio Henrique e Silvia Fontes; Marcos Luduvice e Aída Brandão, entre tantos outros amigos que cultivo até hoje nessa terra maravilhosa”, complementa.

Para a deputada Silvia Fontes, o homenageado fez um grande trabalho. “Cassiano da Infraero é um dos que ajudou muito na ampliação do nosso aeroporto e todas as obras que estão por vir, passaram pelas mãos dele, então é uma pessoa que tem uma contribuição muito grande, ajudou muito ao nosso estado. É uma pessoa que a gente tem como um grande amigo, mas sobretudo, que tem grandes serviços prestados ao Estado de Sergipe”, destaca.

Homenageado

Familiares do homenageado

Cassiano da Infraero como é conhecido, é natural do Estado do Rio de Janeiro, graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em administração estratégica pela Universidade Salvador – Unifacs e pós graduado em marketing – Unifacs.

Ingressou na Infraero em Campina Grande no ano de 1989, como Vigilante; em seguida tornou- se Auxiliar de Serviços Aeroportuários, assumindo a função de Fiscal de Pátio. Como Profissional de Serviços Aeroportuários passou por diversas áreas da Infraero (Recursos Humanos,Tesouraria, Segurança e Operações); em 1998 passou a comandar a Coordenação de Comunicação Social do Aeroporto Internacional de Salvador; posteriormente assumiu a Superintendência do Aeroporto de Aracaju e, depois, a Superintendência do Aeroporto de Salvador.

Amigos no plenário

De 2010 a 2014 assumiu a Superintendência Regional do Centro-Leste, que abrangia os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Com a extinção da Superintendência Regional, em dez/2014, tornou-se Superintendente do Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães. Em 02/08/2016 foi empossado como Diretor Comercial e de Logística de Cargas até o 04/10/2017; A partir do dia 09/10/2017 fui designado Superintendente do Aeroporto Internacional de Salvador – Dep. Luís Eduardo Magalhães até 15 de maio de 2018 (aposentadoria por tempo de Serviço) atualmente é Conselheiro do Aeroporto Internacional do Galeão Antonio Carlos Jobim.

Mesa

Composição da mesa

A mesa foi composta na Sessão Especial pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), a deputada Silvia Fontes, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Josenito Vitalles, o coronel Roberval Correia Leão representando o 28 Batalhão de Caçadores, o ex-governador de Sergipe, o empresário Albano Franco, e o gerente comercial da Infraero, Fernando Maia.

O homenageado já recebeu também o Título de Cidadão Aracajuano, quando da gestão de Fábio Henrique como vereador de Aracaju.

O presidente Luciano Bispo parabenizou o homenageado dizendo que ficou feliz em perceber que Cassiano da Infraero tem foco. “Começou como vigilante, um cargo mais simples e chegou ao cargo de superintendente da Infraero”,  ressalta o presidente da Alese.

Por Rede Alese
Fotos: César de Oliveira