Por Assessoria Parlamentar
Na tarde desta quarta-feira, 5, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) iniciou um novo projeto no seu mandato. Intitulado “Gabinete em Ação”, a ideia é aproximar as ações da parlamentar das comunidades em Sergipe, levando práticas de saúde, educação e assistência social. Nesta primeira edição, o projeto aconteceu no Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro.
A deputada explica que a ideia surgiu da necessidade de estar mais nas ruas prestando serviço para a população sergipana. “Enquanto assistente social de formação e tendo ocupado cargos como gestora, estando agora no legislativo sinto falta de estar mais próxima das comunidades, de servir mais na prática do que legislando. Então, ‘o gabinete em ação’ surgiu dessa necessidade, quero poder colocar meu mandato à disposição da população, indo nas comunidades, nos municípios, ouvindo as demandas do povo para assim, possamos construir projetos de leis que de fato atendam suas necessidades, afinal quem melhor que o povo para falar sobre suas demandas?”, pontuou.
Como forma de reforçar a luta pela seguridade de direitos das pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), neste mês que leva o título de “Abril Azul” – como forma de conscientização do Autismo, a ação realizada hoje, além de tratar sobre o tema, acolheu crianças e adolescentes que aguardavam atendimento para confirmação ou não do diagnóstico. Como afirma o neuropediatra especializado em TEA, Drº Rodrigo Araújo que coordenou a equipe de médicos voluntários participantes da ação.
“Estamos no mês dedicado a promover mais informações sobre o autismo como forma de promover a conscientização mesmo. Em conversa com a deputada Carminha, que é minha amiga pessoal, ela me falou sobre o projeto e eu sugeri que essa primeira edição fosse sobre o autismo, de cara ela topou a ideia e então, chamei alguns amigos das áreas de psicologia, fonoaudiologia e neuropediatria para que a gente pudesse atender essas crianças. É com certeza, uma ideia inovadora no Brasil, promover uma tarde de atendimentos médicos multidisciplinares para um diagnóstico que é tão essencial para melhoria da qualidade de vida dessas crianças e adolescentes foi muito especial”, destacou.
Thatiely dos Santos, mãe do pequeno Gleidyslan Wathilas, 3 anos de idade, afirmou que a ação além de esclarecer algumas coisas sobre o TEA, atendeu uma necessidade que ela buscava há algum tempo, que foi a consulta com um neuropediatra. “Eu amei essa tarde, além das brincadeiras, do lanche, a gente foi acolhida, eles ouviram nossas demandas. Meu filho precisava muito da consulta com um neuro e aqui ele teve, estou saindo com uma direção para seguir, agora vou poder oferecer a ele uma qualidade de vida melhor, sabendo o que de fato ele tem e como devo fazer daqui pra frente”, afirmou.
Carminha, agradeceu a todos os voluntários e fez um balanço positivo da ação. “A palavra de hoje é gratidão, a toda a minha equipe, aos amigos voluntários que somaram esforços para que essa tarde pudesse ser realizada e a equipe do Drº Rodrigo que atenderam essas crianças com tanto amor. Aqui nós tivemos um bate-papo especial, espaço para desenhar e pintar, um lanchinho especial para as crianças que também levaram para casa uma lembrancinha com doces, afinal qual criança não ama um docinho? Mas acredito que sobretudo, muitas mães e pais saíram dessa ação tendo uma clareza maior a respeito de seus filhos e da importância de lutar pelos seus direitos, de coração muito obrigada a todos que acreditaram nessa ideia. Que venham as próximas edições”, concluiu.