O Dia do Assistente Social comemorado nesta quinta-feira (15), foi tema de pronunciamento da deputada Carminha Paiva (Republicanos), na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
“Esse é um momento de reflexão sobre a profissão que eu escolhi com o coração e que sigo com dedicação e compromisso. Antes de estar deputada sou assistente social; estudei, me formei e realizei esse sonho antigo, que me envolveu desde os anos que trabalhei em uma clínica de hemodiálise. Ontem recebemos nesta casa a presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe, Auxiliadora Rosa Holacher, que trouxe uma explanação sobre as lutas e conquistas dos assistentes sociais no nosso estado. Sua fala reforçou a essencialidade do nosso trabalho na promoção da justiça social e dos direitos dos mais vulneráveis”, ressalta.
Carminha Paiva relembrou sua gestão como secretária de Assistência Social, no período de 2017 a 2022, em que viveu momentos marcantes. “Um dos mais emocionantes foi a entrega de uma mil residências para famílias em situação de vulnerabilidade, resultado de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Ver a alegria nos olhos de cada mãe e de cada pai ao receber as chaves de sua casa própria foi indescritível. Também implementamos a Lei nº 1.534/2021, que consolidou inúmeras conquistas ao Sistema único de Assistência Social (SUAS) no município, garantindo repasse mínimo do orçamento para os serviços sócio-assistenciais e valorização dos profissionais da área”, relembra.
A parlamentar acrescentou que na pandemia da Covid-19, lutou incansavelmente para que os assistentes sociais fossem reconhecidos como profissionais da linha de frente, garantindo o direito a vacinação prioritária.
“Além disso conseguimos implementar o pagamento do Piso Salarial (Socorro paga além), para os assistentes sociais, reconhecendo a importância do seu trabalho. Quero também destacar os avanços da Assistência Social em Sergipe, com a liderança da secretária estadual Érica Mitidieri, que esteve aqui na Alese ontem e fez um balanço das ações da pasta. O programa Prato do Povo, lançado em fevereiro de 2024, já serviu mais de um milhão de refeições aos sergipanos em situação de vulnerabilidade, atendendo atualmente 21 municípios e beneficiando cerca de dez mil famílias diariamente e ainda ações como o Plano Estadual da Primeira Infância, Programa Novo Lar e Casa Legal, que garantem o direito à moradia digna para milhares de sergipanos; e o Capacita Suas, além de realizar concurso público. Somos mais que profissionais, somos agentes de transformação social e contem comigo como uma voz firme em defesa da nossa categoria”, enfatiza.
A deputada Linda Brasil, os deputados Paulo Júnior (PV) e Manuel Marcos (PSD), também destacaram na sessão desta quinta-feira, a importância dos assistentes sociais.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese