Buscando soluções para ocorrências policiais de pequeno porte, o deputado estadual Capitão Samuel pesquisou modelos lançados nas cidades de Rio Preto e Araçatuba, em São Paulo. Lá foram inaugurados dois Núcleos de Mediação Comunitária e Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania.
Este núcleo funciona em uma base da Polícia Militar e tem como objetivo a solução de conflitos ligados
a pacificação e desconstrução de conflitos, tais como questões ligadas ao direito de vizinhança incluindo o som alto; desentendimentos familiares; acidentes de trânsito; além de diversas e outras questões de natureza cível patrimonial.
Nestes núcleos atuam Policiais Militares devidamente capacitados de acordo com os parâmetros exigidos pelo Conselho Nacional de Justiça, que trabalham como mediadores e conciliadores de conflitos.
Segundo Samuel, este modelo irá diminuir o número de casos que sobrecarregam as delegacias. “Esta é uma inovação no Brasil, que vai ajudar muito a população na questão da transação e solução de conflitos entre a sociedade, já que a policia Militar está nas ruas junto com a população. Com este modelo facilitaremos o trabalho da Polícia, que vai acelerar a solução de pequenos conflitos na sociedade. Neste caso ganha a instituição e ganha a cidade. Desta forma, acho de grande relevância que Sergipe tenha um núcleo como este para dar celeridade para casos simples como estes”, reforça.