Capitão da Marinha recebe Medalha do Mérito Parlamentar

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), entregou na tarde desta segunda-feira, 30, a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao capitão de mar e guerra, João Batista Barbosa, que exerceu o cargo de Capitão dos Portos em Sergipe e atualmente serve em Brasília como oficial que assessora o ministro da Defesa junto ao Ministério das Relações Exteriores

João Batista Barbosa destaca belezas de Sergipe

O homenageado (que já recebeu o Título de Cidadão Sergipano na Alese) é natural da cidade de Mairiporã, em São Paulo; atuou como capitão dos Portos de Sergipe no período de 2015 a 2018, tendo desenvolvido vários projetos a exemplo de campanhas periódicas de doação de sangue, o programa Forças no Esporte, projeto Escola na Marinha, além da operação Cisne Branco, um concurso de redação que mobilizou mais de 1,5 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino. Sem contar com vários trabalhos realizados em prol do Same e do Grupo de Apoio às Crianças com Câncer (GAAC) e campanha voltada contra a discriminação ao autista.

Georgeo Passos coloca a medalha no capitão

Em dois anos, o capitão de fragata contribuiu para a formação de 242 novos profissionais marítimos em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ibama e Adema. Também na sua gestão à frente da Capitania dos Portos de Sergipe, 190 servidores da Secretaria da Segurança Pública, foram qualificados para conduzir embarcações a serviço do estado.

“Pra mim é uma satisfação e uma alegria muito grande poder voltar aqui e eu ficou muito satisfeito e muito alegre em poder receber essa homenagem quase dois anos depois de ter saído daqui. Eu deixei Sergipe, mas Sergipe não me deixou, continua no meu coração. As amizades que eu fiz aqui, as amizades, as parcerias e o apoio que eu tive aqui, vão ficar sempre na minha memória e da minha família. Pra mim é uma alegria muito grande poder voltar e rever os amigos”, comemora.

Saudação

Autoridades, amigos e integrantes da Marinha acompanharam a homenagem

A saudação ao homenageado foi feita pelo deputado Georgeo Passos, que leu o discurso do deputado Luciano Bispo, autor da propositura.  Ele lembrou que no ano passado, após dois anos e meio de trabalho em Sergipe como capitão de fragata, João Batista foi convidado a retornar para Brasília e cumprir uma nova missão no Ministério das Relações Exteriores, como assessor militar de Defesa.

Presidente Luciano Bispo enaltece a amizade com o João Batista

“Tenho certeza capitão, que você está cumprindo um papel muito importante e contribuindo para a defesa nacional, tanto quanto você pode fazer por nosso Sergipe. Preciso ressaltar a sua história, de um homem lutador, nascido em Mairiporã, São Paulo e que já esteve no mais alto posto dentro da Marinha do Brasil, no estado de Sergipe. Nós é que nos sentimos felizes e gratos em prestar essa homenagem. A Casa está sempre aberta”, destacou.

“Meu amigo, você já é filho desta terra, de fato e de direito e hoje, é com muita alegria de minha parte, e honra da Assembleia que entregamos a Medalha do Mérito Parlamentar, a maior honraria desta Casa Legislativa. Oro para que Deus esteja te guiando em mais esse caminho; desejo muita felicidade e sucesso para você e sua família”, completa o presidente da Alese.

Mesa

Composição da Mesa

A Mesa foi composta pelo presidente Luciano Bispo, o deputado Georgeo Passos, o homenageado, o capitão dos portos Guilherme Padão, o chefe militar do governo do Estado, major Gustavo Lima Melo Matos, representando o governador Belivaldo Chagas, o vereador José Valter representando a Câmara Municipal de Aracaju,  major Guilherme Padão e o assessor parlamentar do Exército, coronel Roberval Leão representando o 28º Batalhão de Caçadores.

Na oportunidade, o padre Lázaro Couto, reitor do Santuário Nossa Senhora Menina, leu uma Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco ao capitão de mar e guerra, João Batista Barbosa e à sua esposa Cristina Resende.

Fotos: Júnior Matos/Rede Alese