Capacitação política: Maria participa de seminário em Brasília

A deputada estadual Maria Mendonça participa, em Brasília, de seminário de capacitação política, promovido pelo PSDB-Mulher para parlamentares federais e estaduais.  O evento, que se encerra nesta sexta-feira (22), traz reflexões acerca dos desafios dos novos quadros políticos, fazendo uma análise do panorama atual e de questões como a participação das mulheres no cenário político.

Aberto pela presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, de acordo com Maria, o evento, em seu primeiro dia, trouxe bastante aprendizado e muita reflexão sobre o papel de cada uma enquanto cidadã. “Os cenários estão postos e nós precisamos encorajar as mulheres a se colocarem, a despeito de todas as dificuldades que se apresentam”, afirmou a deputada.

Um dos painéis ficou por conta da deputada federal Soraya Santos, que é coordenadora da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, e pela cientista política Lara Mesquita, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que falaram sobre a falta de representatividade da mulher na política brasileira, inclusive, dentro do próprio partido.  “Infelizmente, muitas dessas mulheres não se sentem inseridas nos processos e por isso não se estimulam em participar. Precisamos mudar esse quadro”, salientou Maria.

Cientistas políticos, como Victor Oliveira e Graziella Guiotti apresentaram inquietações sobre o cenário político após as eleições de 2018, trazendo pontuações sobre o significado de democracia e a importância de valores éticos e senso crítico para a reconstrução da imagem da política nacional.

Por Assessoria Parlamentar