Por Aldaci de Souza
Em março, várias campanhas voltadas para a saúde da população estão sendo desenvolvidas. Marcadas por cores, elas visam conscientizar a pessoas quanto aos riscos de alguns tipos de doenças a exemplo do câncer renal e do câncer colorretal.
A campanha Março Azul Marinho, alerta as pessoas quanto aos sinais do câncer colorretal, acometendo o intestino grosso e o reto. Trata-se do câncer mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Atinge principalmente pessoas entre 50 e 60 anos e entre os fatores que contribuem para o aparecimento da doença, estão o consumo da carne vermelha e processada, o sedentarismo, o abuso na ingestão de álcool, o tabagismo, sobrepeso e obesidade.
Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 8.778/2020, de autoria da deputada Diná Almeida (PODE), cria a campanha Março Azul Marinho, visando a prevenção ao câncer colorretal. “Buscamos, com essa propositura, levar informação e conscientização para o nosso povo, pois a prevenção e diagnóstico precoce pode salvar mais vidas”, afirma a parlamentar.
Diná Almeida lembrou que dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, quase 41 mil brasileiros foram diagnosticados com câncer colorretal em 2020. “Embora seja bastante silencioso na sua fase inicial (se detectado cedo), este tipo de câncer apresenta uma taxa de cura bastante alta. A campanha de prevenção através da Lei 8.078 traz mais informações sobre a doença, seus sintomas e formas de tratamento para a população sergipana”, acrescenta.
Azul Petróleo
Em Sergipe, o Governo do Estado sancionou, na gestão do governador Jackson Barreto, a Lei nº 8.198, de 28 de dezembro de 2016, instituindo o mês Março Azul Petróleo, dedicado às ações de prevenção e combate ao Câncer de Colo Uterino.
De acordo com a lei, fica instituída a realização de ações de prevenção e combate a esse tipo de câncer, devendo ser realizadas em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas de combate à doença; promover a troca de experiências e informações sobre o tema entre profissionais, pacientes e a sociedade em geral e ainda, incentivar a campanha estadual de vacinação contra o vírus HPV, destinada aos jovens de 9 a 13 anos de idade e a realização do exame preventivo Papanicolau para detectar a doença em estágio precoce.
Março Roxo
A campanha Março Roxo tem por finalidade mobilizar e conscientizar a sociedade quanto aos direitos das Pessoas com Epilepsia. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que mais de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença. No Brasil, são mais de 3 milhões.
A epilepsia não é uma doença mental, mas uma disfunção que causa descargas elétricas excessivas no cérebro, acarretando alteração da consciência e movimentos musculares involuntários. A campanha combate o preconceito contra as pessoas acometidas pela doença.
Já o Março Vermelho objetiva conscientizar a população quanto aos riscos do câncer que afeta o aparelho urinário. As pessoas devem ficar atentas aos sinais de sangue na urina, dores abdominais e na região das costas.
E o Março Amarelo conscientiza sobre a Endometriose, doença causada pela inflamação do endométrio, causando fortes dores no período mestrual.
Especialistas informam que pessoas hipertensas, com sobrepeso e fumantes, estão propensas a desenvolver problemas renais.
Foto: euroforma.com.br