logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Campanha Março Azul Marinho alerta sobre o Câncer Colorretal

Por Paulo Santos/Agência de Notícias Alese

A campanha Março Azul Marinho, alerta as pessoas quanto aos sinais do câncer colorretal, acometendo o intestino grosso e o reto. A doença é a terceira que mais acomete mulheres, e se manifesta na presença de tumores alocados na região do intestino grosso chamada cólon e também no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e no ânus. Como forma de conscientização, prevenção e tratamento da doença, no dia 27 de março é lembrado em todo o país, o ‘Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino’.

A Lei Estadual 8.778/ 2020, aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), e de autoria da ex-deputada Diná Almeida (Podemos), tem por objetivo a realização de campanhas de prevenção e combate ao câncer colorretal, para conscientizar a população sobre a importância da realização do exame preventivo e tratamento com o intuito de reduzir incidências de casos.

A Sociedade Brasileira de Proctologia informa que a idade ideal para a realização de exames voltados para o diagnóstico precoce do câncer de colorretal é a partir dos 50 anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos o câncer de colorretal acomete mais de 40 mil brasileiros entre os mais frequentes no país. Destes, mais de 20 mil casos em homens, se tonando a segunda maior incidência da população masculina, atrás apenas do câncer de próstata com 65.800 casos por ano.

Tipos e Sintomas

A maior parte dos tumores colorretais são do tipo maligno. Em grande número dos casos, o tumor inicia a partir de uma condição pré-cancerígena, e ao longo dos anos, sofre alterações progressivas em suas células. Por isso, a principal forma de prevenção do câncer colorretal é o seu rastreamento por exames como colonoscopias, visando a detecção e retirada dos pólipos antes de se degenerarem em câncer.

Outros tipos de tumores colorretais são Tumores carcinoides: que começam nas células do intestino que produzem hormônios específicos. Linfomas, que afetam as células linfáticas, como é o caso dos linfonodos, mas também podem se iniciar no cólon, no reto ou em outros órgãos e Sarcomas, que começam nos vasos sanguíneos, no tecido muscular ou conjuntivo na parede do cólon e do reto. Localizados no cólon ou no reto são raros.

O câncer colorretal é uma doença silenciosa, em que o paciente não apresenta qualquer tipo de sintoma inicialmente. Já os sintomas que acabam surgindo são: cansaço, fadiga, perda de peso, anemia, cólicas abdominais, sangue nas fezes, mudanças no funcionamento do intestino, inchaço abdominal e presença de massa no abdômen.

Foto: euroforma.com.br

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo